IEFP promoveu encontro com entidades empregadoras no Bombarral

0
731

A sessão juntou no Auditório Municipal mais de duas dezenas de entidades
O Centro de Emprego Oeste Norte promoveu, com o apoio da Câmara Municipal do Bombarral e a participação da Autoridade para as Condições do Trabalho, na passada quinta-feira, dia 17 de outubro de 2019, uma sessão de informação dirigida às entidades empregadoras sobre as medidas de apoio ao emprego disponibilizadas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
A iniciativa decorreu no Auditório Municipal do Bombarral e contou com perto de meia centena de pessoas, em representação de 25 entidades do concelho, entre empresas, entidades e instituições de solidariedade social.
Presente no evento, o presidente do Câmara Municipal do Bombarral, Dr. Ricardo Fernandes, a quem coube o encerramento da sessão, destacou a relevância da iniciativa e aproveitou para agradecer a disponibilidade das oradoras que dinamizaram a sessão, assim como às entidades presentes por participarem na iniciativa.
Por sua vez, a abertura do evento esteve a cargo da Dr.ª Célia Roque, diretora do Centro de Emprego Oeste Norte, e do Dr. João Paulo Mergulhão, chefe de divisão da Câmara Municipal, que além de dar as boas vindas às entidades presentes, elencaram alguns dos objetivos da sessão, que teve por principal finalidade divulgar as diversas medidas de apoio ao emprego disponíveis.
Num primeiro momento, foi feita uma breve apresentação do portal do IEFP, através do qual o instituto de emprego pretende promover uma maior proximidade com as entidades empregadoras e os candidatos, como explicou Dr.ª Alzira Henriques, Gestora + do IEFP na região Oeste.
Seguidamente, a técnica do IEFP elencou as várias medidas de apoio ao emprego, como é o caso do contrato-emprego, que apoia a contratação de desempregados, ou dos estágios profissionais, “medida que tem dado um grande contributo na empregabilidade dos jovens”, como frisou.
Alzira Henriques falou ainda sobre o programa Regressar, que visa apoiar os emigrantes que queiram voltar o seu país, o Converte +, que tem por finalidade combater a precaridade no emprego, e ainda na medida de Emprego Apoiado em Mercado Aberto, destinado ao apoio à contratação de pessoas com deficiência ou incapacidade.
A sessão contou ainda com a participação da Eng.ª Maria Sarabando, técnica do ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, cuja apresentação se centrou nas principais obrigações e deveres das entidades empregadores e dos trabalhadores.
A técnica do ACT falou sobre diversos temas, como os contratos de trabalho, as apólices de seguros de trabalho, o plano anual de formação, o relatório de avaliação de risco, a vigilância da saúde dos trabalhadores, entre outros.

Câmara Municipal do Bombarral

- publicidade -