Gesto solidário dos bombeiros muda vida a menina de A-da-Gorda

0
Gesto solidário dos bombeiros muda vida a menina de A-da-Gorda
A Brigada Alfa dos Bombeiros Voluntários de Óbidos juntamente com a menina de 7 anos a quem entregou a televisão

Chamados à localidade para sintonizar uma televisão com ligação à TDT, os bombeiros voluntários de Óbidos acabaram por, num gesto de solidariedade, adquirir um novo equipamento que permite à menina, de 7 anos, assistir às aulas à distância.

A Brigada Alfa dos Bombeiros Voluntários de Óbidos deslocou-se a casa de uma menina de 7 anos, residente em A-da-Gorda (Óbidos) com o objectivo de sintonizar uma televisão com ligação à TDT. Trata-se de uma criança já conhecida dos soldados da paz, que a transportam regularmente ao hospital, por ser portadora de uma doença congénita e hereditária conhecida por “doença dos ossos de vidro”.
Chegados ao local, para sintonizar o televisor, constataram que a menina tinha dificuldade em ver os conteúdos, devido às dimensões reduzidas do antigo aparelho e por este se encontrar muito alto, o que impossibilitava o seu acesso.
“Ficámos sensibilizados e, em conversa no quartel com a brigada que estava de serviço, disse que ia divulgar no nosso Facebook uma acção de sensibilização para que pudessem fazer um donativo para a televisão”, lembra o comandante Marco Martins à Gazeta das Caldas. Os bombeiros disseram-lhe, então, que assumiriam, em conjunto, o custo do televisor, que ofereceram à menina, “para que pudesse assistir condignamente à telescola e aprender em condições similares às das restantes crianças”.

COMUNIDADE MOBILIZA-SE NA AJUDA

Marco Martins conta que a menina “ficou radiante com a oferta” e confidenciou-lhes o desejo de ter um computador, para poder fazer os trabalhos de casa. Os bombeiros colocaram então um pedido de apoio na sua página de Facebook e, “imediatamente começaram a chegar comentários, mensagens e telefonemas”. Entre eles, de uma empresa de Peniche que se disponibilizou para oferecer o computador e também de uma empresa da Serra d’El Rei, que se mostrou interessada em oferecer mobiliário para o quarto.
Os donativos que estão a receber, serão utilizados pelos bombeiros na “aquisição de material escolar e, acima de tudo, para garantir o acesso à internet durante os próximos meses, porque os pais não têm condições financeiras para o suportar”, explica o comandante da corporação.
Marco Martins destaca a receptividade da população ao pedido solidário feito na passada quinta-feira, depois de terem ido entregar a televisão. “Não estávamos à espera que o apelo tivesse esta dimensão, houve uma grande solidariedade da sociedade civil”, conclui.
Esta foi a primeira iniciativa individualizada dinamizada pelos Bombeiros Voluntários de Óbidos, depois de no Natal terem oferecido presentes às crianças mais carenciadas.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.