A antiga esquadra da PSP, no topo da Praça da Fruta, deu lugar a um restaurante que quer afirmar-se também como pólo cultural na cidade. A Fruta da Casa tem a gestão da nutricionista Ana Melo e do empresário Jorge Magalhães.Possibilitar aos clientes “sentirem que estão nas Caldas” foi o conceito que serviu de base ao projecto. Os candeeiros são feitos com caixas da fruta, a lembrar a praça, e as paredes são decoradas com papel alusivo aos antigos polícias sinaleiros, que no passado ordenavam o trânsito em ruas da cidade. Postais antigos da colecção de Vasco Trancoso, são outros dos elementos decorativos do restaurante com capacidade para 52 pessoas.
Burras (bochechas de porco) cozinhadas a baixa temperatura e coxa de pato confitada com puré de cherovia, são algumas das iguarias que compõem a carta, que os responsáveis fazem questão que tenha produtos locais ou regionais, como o peixe de Peniche, os queijos vendidos na Praça da Fruta e os vinhos da região de Lisboa. Uma ementa com supervisão do chef Pedro Teles e servida em loiça da Fábrica Molde.
Têm um menu de pequeno-almoço que anda na casa dos 3,50 euros ou servem um pequeno-almoço normal. Ao almoço funcionam com o prato económico, de oito euros, composto por sopa, prato de peixe ou carne e uma sobremesa ou bebida. À noite o serviço é à carta, com um valor mais elevado.
Para além de restaurante, a Fruta da Casa será também um local de eventos. Música ao vivo, projecção de filmes, performances ou novo circo são algumas das propostas para os clientes da casa que abriu portas a 31 de Março. “Estamos também em conversações para espectáculos de burlesco, que fosse ao encontro do erotismo que a cidade também tem”, acrescenta Jorge Magalhães.
O horário da cozinha, sujeito a afinação, é entre as 8h30 e as 22h30, mas a animação prolonga-se noite fora.
Jorge Magalhães não quis revelar o investimento porque “ainda não se encontra fechado”, ressalvando que, para além da componente monetária, este é um investimento de emoções, solidariedade e amigos.
Aberto diariamente a Fruta da Casa possui uma equipa de sete pessoas. O espaço foi formalmente inaugurado no passado dia 5 de Abril, com a presença de responsáveis autárquicos e de entidades locais. F.F.
- publicidade -

































