Início Diversos Festa da Escola Bordalo Pinheiro fez viagem por muitos natais

Festa da Escola Bordalo Pinheiro fez viagem por muitos natais

0
Festa da Escola Bordalo Pinheiro fez viagem por muitos natais
O nascimento de Jesus em 2017 simulado numa pequena peça de teatro

“Uma terra muitos natais” foi tema da Festa de Natal do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro que, na noite de 13 de Dezembro, esgotou o grande auditório do CCC. Música, teatro, dança e ginástica, foram apenas alguns dos apontamentos que compuseram o espectáculo de mais de três horas e que primou pela qualidade das intervenções.

Maria chega de ambulância ao Hospital S. Francisco Xavier prestes a dar à luz e entra directamente na maternidade, enquanto uma fila enorme de outros pacientes reclama. A acompanhá-la está José que, já na sala de partos, desmaia.
Os reis Magos chegam ao aeroporto de Lisboa e apanham um Uber para o hospital e, pouco depois do menino nascer, presenteiam-no com uma pistola Nerf (brinquedo) e um Iphone. O momento fica registado com uma selfie e partilhado no Instagram de Maria. É assim o nascimento de Jesus em 2017.
Esta peça de teatro foi uma das muitas apresentadas durante a noite de quarta-feira no CCC, perante uma plateia completamente lotada. Durante mais de três horas houve também música, canto, dança, poesia, ginástica acrobática e demonstrações desportivas, todas com uma tónica em comum: a grande qualidade de cada uma das intervenções.
A Festa de Natal envolveu cerca de 200 alunos e professores. Um grupo de docentes interpretou uma peça de teatro muito divertida onde parodiava sobre o “Inovarite”, uma alusão à plataforma informática “Inovar”, à qual os professores se devem submeter, escravizados pela quantidade de trabalho burocrático inútil.
A participar pela primeira vez nesta festa estiveram os alunos do curso de Português para Falantes de Outras Línguas, que inclui estrageiros de 16 nacionalidades. Está a funcionar pelo segundo ano na escola e conta com duas turmas num total de 45 alunos.
O grupo interpretou as canções “Noite Feliz” e “Jingle bells” em várias línguas. Numa segunda intervenção falou um pouco da sua vontade de aprender português e desejou boas festas em vários idiomas. [showhide]

A forma como o Natal é vivido nas várias partes do mundo foi o tema deste ano, com o objectivo de promover a tolerância entre os povos e para que os alunos também percebam que o nascimento, ainda que não seja do Natal, comemora-se em todas as religiões e cantos do mundo.
A festa de Natal começou a ser preparada no início deste ano escolar, motivando os alunos e professores a trabalhar nas temáticas e nos espectáculos a apresentar. O coordenador do grupo de trabalho que a organizou, António Xavier, destaca que é muito gratificante desenvolver esta actividade porque a escola tem “alunos muito criativos e participativos”. Salientou o envolvimento de uma equipa “muito grande” de professores e da direcção, que “nos deixa fazer o que queremos”.
O também professor de Música, Teatro e Geografia, explicou que há alunos que, fora da escola frequentam a dança, música ou outras actividades desportivas, mas que se prepararam afincadamente para fazer estas actuações.
“A mística da escola vive-se melhor nestes momentos pois os alunos unem-se mais aos professores e todos trabalham com o mesmo fito”, resume António Xavier, acrescentando a motivação dos jovens e o bom clima que se vive.
Também a directora do agrupamento, Maria do Céu Santos, destacou a qualidade do espectáculo, que tem sofrido uma evolução a cada ano que passa. “São muitos meses de trabalho e de dedicação, mas que valem a pena quando vemos o resultado”, concluiu.

Gazeta das Caldas
Alunos estrangeiros que aprendem português na Bordalo Pinheiro também participaram na festa
Gazeta das Caldas
As actuações de ginástica e acrobacia impressionaram o público

[/showhide]

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.