Estudante caldense de França a Marrocos numa 4L

0
824

Pedro Fidalgo, das Caldas da Rainha, e Telmo Neves, ambos estudantes do curso de Engenharia Automóvel na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vão participar na aventura 4L Trophy.
Esta é a 17ª edição desta prova destinada a estudantes universitários de toda a Europa, entre os 18 e os 28 anos, com partida em França e chegada em Marrocos. A condição é que o percurso seja realizado a bordo de uma Renault 4L, que terá manutenção da própria equipa durante todo o percurso, com o objectivo de desenvolver competências pessoais no domínio humanitário, social e académico.
O clássico da marca francesa da equipa do IPL sofreu algumas alterações para a dureza da missão que tem pela frente. Recebeu uma nova junta da caixa de velocidades e foi trocada a bomba de gasolina para reparar fugas de óleo. Os tubos e as bombas dos travões traseiros também foram trocados. A altura ao solo foi aumentada, rodando as barras de torção da frente e de trás e trocando os amortecedores. Foram colocadas protecções de motor e de depósito, faróis de longo alcance e manómetros de temperatura. O ‘ólide’ conta ainda com um conjunto de jantes restauradas e oferecidas pelo caldense Carlos Dimas, também ele um entusiasta das 4L.
A prova tem uma componente de solidariedade social, prevendo a angariação por cada equipa de 50 quilos de bens médicos, educativos e/ou desportivos, que revertem às populações mais carenciadas em Marrocos através da Associação “Crianças do Deserto”.
Na edição de 2013 participaram cerca de 1350 equipas, envolvendo cerca de 1460 escolas, tendo sido construídas três escolas, três blocos sanitários e recolhidos mais de 63 toneladas de material educativo, médico e desportivo com os apoios angariados. Para a edição deste ano estão inscritas 1370 equipas.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -