Distrito de Leiria em alerta laranja por causa do risco de incêndio

0
593

Portugal está  em Situação de Alerta e devido às altas temperaturas que apontam para um significativo  agravamento do risco de incêndio rural. A medida, que se estende a todo o território do Continente, vai vigorar até à meia-noite de hoje, 19 de Julho.

O distrito de Leiria – assim como o de Beja, Évora, Coimbra, Faro, Lisboa, Portalegre e Setúbal – tem activo o estado de alerta laranja, ao passo que nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro está activo o estado de alerta especial de nível vermelho do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro -para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

Esta declaração decorre  da necessidade de adoptar medidas preventivas e especiais de reacção face ao risco de incêndio máximo e muito elevado previsto pelo IPMA, pelo menos até segunda-feira, em mais de metade dos concelhos do continente devido ao tempo quente.

- publicidade -

No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Protecção Civil, foram implementadas as seguintes medidas de carácter excepcional: Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem. É proibido ainda realizar queimadas e queimas de sobrantes de exploração. Não é permitida a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos nem de realizar trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria.

A situação de alerta está em vigor desde sexta-feira, 17 de Julho de 2020.

- publicidade -