Portugal está em Situação de Alerta e devido às altas temperaturas que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural. A medida, que se estende a todo o território do Continente, vai vigorar até à meia-noite de hoje, 19 de Julho.
O distrito de Leiria – assim como o de Beja, Évora, Coimbra, Faro, Lisboa, Portalegre e Setúbal – tem activo o estado de alerta laranja, ao passo que nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Porto e Aveiro está activo o estado de alerta especial de nível vermelho do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro -para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.
Esta declaração decorre da necessidade de adoptar medidas preventivas e especiais de reacção face ao risco de incêndio máximo e muito elevado previsto pelo IPMA, pelo menos até segunda-feira, em mais de metade dos concelhos do continente devido ao tempo quente.
No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Protecção Civil, foram implementadas as seguintes medidas de carácter excepcional: Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem. É proibido ainda realizar queimadas e queimas de sobrantes de exploração. Não é permitida a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos nem de realizar trabalhos nos espaços florestais e outros espaços rurais com recurso a qualquer tipo de maquinaria.
A situação de alerta está em vigor desde sexta-feira, 17 de Julho de 2020.


































