Escultura do Gato vai ser substituída

0
2429
A peça completa . A obra foi feita pelos escultores israelitas Varda Guivooly e Ilan Gelber. | D.R.

A escultura do Gato que está colocada na Avenida do Mar, na Foz do Arelho, vai ser retirada. Intitulada “Still life with pomegranates” e feita em calcário, este trabalho foi realizada em 1998 pelos escultores israelitas Varda Guivooly e Ilan Gelber durante o 7º Simpósio de Escultura em Pedra.

Esta obra era composta pela janela com o gato e uma mesa decorada com um prato de romãs (tudo só num bloco) e dois bancos, também em pedra. Segundo José Antunes, do Centro de Artes, os  bancos foram roubados e a mesa está guardada em armazéns da autarquia, por se encontrar em mau estado. A obra é feita em calcário e por causa da humidade do mar encontrava-se bastante gasta. Por isso vai ser substituída após o Verão, apesar de ainda não haver uma decisão sobre qual a peça que será colocada no seu lugar. Uma certeza já há: esta terá de ser em granito ou mármore, materiais mais resistentes à erosão provocada pela proximidade do mar.
Também a peça “Bull Seat” (Assento do Touro) do escultor turco Kemal Tufan, igualmente realizada no 7º Simpósio de Escultura em Pedra em 1998 e instalada no início da Avenida do Mar, foi alvo de roubo. A obra era encimada por um par de cornos daquele animal que foram roubados. A obra foi refeita pela artista Filomena Almeida em 2010 e voltou a ser colocada naquela peça de mármore.

- publicidade -