Direcção da AF Leiria determina fim dos campeonatos distritais de seniores

    0
    1035

    Após o anúncio do cancelamento de todas as competições não profissionais da Federação Portuguesa de Futebol, a AF Leiria seguiu a medida e deu por terminadas todas as provas, sem atribuição de títulos às que ainda decorriam. A Casa do Benfica de Leiria é o único campeão distrital 2019/20, em futsal feminino

     

    A  Direção da Associação de Futebol de Leiria decidiu, no passado dia 15 de Abril, dar por canceladas e concluídas todas as provas distritais no escalão de seniores, relativas à época desportiva 2019/2020.
    A decisão surge no seguimento de decisão idêntica da Federação Portuguesa de Futebol, tomada uma semana antes. E também depois de já terem sido canceladas todas as provas dos escalões de formação organizadas quer pela federação, quer pela AFL.
    No comunicado que explica esta tomada de posição, a Direcção liderada pelo caldense Manuel Nunes refere que era necessário “manter a mesma coerência para os campeonatos de seniores”.
    Deste modo, e tal como se verificou no desfecho das restantes provas, também não serão não sendo atribuídos títulos de campões distritais nem de vencedores das taças distritais que estavam suspensas.
    Deste modo, o histórico das competições distritais de Leiria na época 2019/20 ficam a constar os vencedores das supertaças e como único campeão distrital a Casa do Benfica de Leiria na 1.ª Divisão distrital de seniores femininos de futsal, concluído a 29 de Fevereiro, semana e meia antes da suspensão das competições devido ao avanço do coronavírus. O Vidais foi 3º classificado.
    O cancelamento das provas é justificado por continuarem a não estar reunidas as condições de saúde pública para que os clubes, com estruturas amadoras, possam treinar e competir com segurança.
    O estado de emergência, que entretanto foi prolongado até ao final deste mês e sem garantias que possa ser levantado após esse prazo, bem como a suspensão do regime presencial dos alunos em aulas nas escolas no terceiro período letivo é outro dos motivos apontados para a decisão.
    No comunicado assinado pelo presidente Manuel Nunes, a AF Leiria realça que “em primeiro lugar está a saúde dos nossos praticantes e todos os agentes desportivos e respectivas famílias, sendo por isso, imperativo salvaguardá-los de todos os perigos do domínio público”.
    Tornava-se, por isso, “necessário acabar com a indefinição preocupante existente e permitir a todos que possam, desde já, programar a sua vida mais próxima e futura, onde se inclui a desportiva”.

    SUBIDAS E DESCIDAS EM EQUAÇÃO

    Apesar de não serem atribuídos títulos distritais nas provas suspensas, nem os regulamentos vigentes de subidas e descidas, a AF Leiria reconhece que este é um tema que ainda não está encerrado.
    A direcção da AFL adianta que vai continuar a participar em videoconferências para estudar, com as restantes Associações Distritais e Regionais e a FPF, os termos do cancelamento das provas, “nomeadamente as eventuais subidas e descidas de divisão”, além da forma como decorrerão as competições nacionais não-profissionais na época 2020/21, como o Campeonato de Portugal.
    Recorde-se que em causa estão tanto as subidas de equipas do Campeonato de Portugal à 2ª Liga, como de representantes das associações distritais e regionais a este escalão.
    A Divisão de Honra distrital era comandada pelo Marinhense B, que não poderá subir, uma vez que o Marinhense disputa precisamente o Campeonato de Portugal. A equipa dos vidreiros é seguida pelo GRAP, Portomosense e Peniche.
    A AF Leiria compromete-se ainda a diligenciar junto da FPF a implementação de programas de eventuais apoios financeiros aos clubes filiados para a época desportiva de 2020/2021. Estes apoios poderão ser aplicados através do “valor do prémio do seguro e da inscrição dos praticantes, tendo em conta a difícil realidade económica vigente que se perspetiva a curto e médio prazo”.
    Na missiva, o presidente da entidade que dirige o futebol distrital, refere que esta foi “a solução mais adequada para o saudável desenrolar das competições no momento em que nos encontramos, face às graves contingências que atravessamos”, acrescentando tratar-se de uma época desportiva “verdadeiramente atípi

    - publicidade -