Desmemória dos Pavilhões, segundo João Martins Pereira

0
788

cartaz JoaoNo próximo dia 11 de Março, pelas 18h30, será inaugurada no Museu do Ciclismo a exposição de fotografia “Desmemória” de João Martins Pereira

O fotógrafo caldense teve acesso facilitado pela autarquia aos Pavilhões do Parque e, em três sessões, registou a realidade que aqueles históricos edifícios guardam.

- publicidade -

O autor afirmou à Gazeta das Caldas que nesta mostra – composta por 20 fotografias a preto e branco – “há uma visão despojada e impessoal sobre aquela realidade que existe na nossa cidade”.
O autor optou por captar imagens apenas com luz natural, tendo ainda usado uma lente que proporciona uma leitura semelhante à observação natural.
O fotógrafo percorreu os andares da área acessível, desde o rés-do chão até ao sótão e registou o que foi encontrando naquele lugar que já albergou refugiados, já foi um quartel, já acolheu escolas, bibliotecas e até sede de várias associações.
João Martins Pereira, 57 anos, é economista e já realizou, em parceria com a Gazeta das Caldas, uma outra exposição. Designada “Olhar outros Olhares”, o autor nela reuniu rostos de habitantes de mais de 70 países por onde viajou. Agora, em “Desmemória”, retrata o que se passa com um dos símbolos patrimoniais mais importantes da sua cidade natal.
O Museu do Ciclismo fica na Rua de Camões, em frente ao Parque D. Carlos I.

- publicidade -