Nas Caldas da Rainha já foram feitos testes aos profissionais da IPSS Fonte Santa, situada na Serra do Bouro, e no lar do Montepio. Seguem-se agora as restantes instituições do concelho, num trabalho que deverá decorrer até ao final de Maio, abrangendo um total de cerca de 800 profissionais. De acordo com o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, esta iniciativa é garantida pela autarquia, ACES Oeste Norte e a Segurança Social.
Inicialmente os concelhos oestino propuseram à administração central a realização preventiva de testes a todos os utentes dos lares, mas esta não o considerou prioritário, pelo que se realizam apenas a funcionários, que são quem entra e sai das instituições e com um risco maior de contacto. Só nos casos em que se registam casos de infecção, é que são testados todos os utentes, como aconteceu no lar de Santa Catarina.
Os municípios do Oeste estão a testar preventivamente os funcionários dos lares e apoio domiciliário. Ao todo deverá haver cerca de 5000 funcionários nestas valências, que já estão a ser examinados para despiste do novo coronavírus.





























