Coronavírus: Praça 25 de Abril vai receber Vigília pela Cultura na quinta-feira

    0
    1084

    Na próxima quinta-feira, dia 21 de Maio, a partir das 9h00, vai decorrer uma Vigília pela Cultura, na Praça 25 de Abril (em frente aos Paços do Concelho) nas Caldas da Rainha.

    Organizada por um grupo informal de autores, artistas, técnicos ligados aos
    espectáculo e às artes , a iniciativa visa assinalar que uma larga maioria dos profissionais deste sector ficou sem trabalho nos últimos meses.

    A vigília, cuja hora de término será determinada em função do número de participantes,  será feita com todas as normas de segurança e no máximo terminará por volta das 19h00.

    - publicidade -

    A acção será feita por grupos (no máximo estarão no local 10 pessoas por cada meia
    hora). Em silêncio, cada pessoa irá segurar um cartaz, fornecido pela comissão da organização local da vigília e  devidamente higienizado, com a frase: VIGILIACULTURAEARTES – E SE TIVÉSSEMOS FICADO SEM CULTURA?”.

    A vigília pretende chamar a atenção para a precariedade e desprotecção social  a que esta classe profissional está sujeita, e que o contexto actual veio desmascarar. as ajudas tardem, são insuficientes e não abrangem sequer metade dos profissionais do sector, explica nota sobre a vigília que também defende que é hora de repensar e reajustar as condições laborais do sector cultural.

    Esta acção vai acontecer em várias localidades do país e em Lisboa, no dia 21 de Maio, junto à Assembleia da República. Além das Caldas, até ao momento estão formadas comissões na Madeira, Faro, Setúbal, Porto, Aveiro e Vila do Conde.

    - publicidade -