Contratenor alcobacense João Paulo Ferreira arrebata audiências em Inglaterra

0
1446
Gazeta das Caldas

Em Fevereiro passado, os Amigos de St Andrew’s em Farnham, Surrey, reuniram-se para discutir quais iniciativas poderiam surgir para angariar os fundos necessários para manter a sua igreja em condições excelentes, não só como um lugar de culto comunitário, mas também como no auditório de concertos excelente em que se tornou ao longo dos anos. Alguém deu a ideia de realizar um show para comemorar o dia de Sto. André, 30 de novembro.
Mas o que poderia ser o elemento “especial”?
João Paulo Ferreira, de Alcobaça. É isso!
João Paulo Ferreira já tinha feito três viagens anteriores para fazer concertos no Reino Unido e já estabeleceu um seguidor leal que sabe exatamente o que um serão passado no companhia dele vai significar: aproveitando o puro prazer que é a sua bela voz! Este ano não foi diferente.
Juntamente com a sua acompanhante inglesa, Claire Tester, João estruturou um programa agradável que levou a audiência desde o início do século XVIII, em companhia de compositores como Vivaldi e Hasse, até mais recentes e belas músicas brasileiras, espanholas e portuguesas. Destaque para uma interpretação muito comovente do “Foi Deus”, acompanhada pelo The Fado Duo, estabelecido no Reino Unido. Além disso, João teve o privilégio de estrear duas arias por Vivaldi da ópera “Bajazet” que nunca antes foram cantadas no Reino Unido! Para isso, ele foi acompanhado por um quarteto de cordas profissional com sede em Londres.
A continuar a sua prática habitual, João convidou dois jovens músicos excepcionais – Bethany Thomas (violino) e Ella Sehringer (clarinet) – para se juntarem a ele no programa. Um gesto generoso que permite a experiência de performance diante de um público pagante. Elas também se destacaram.
Uma audiência de mais de 200 pessoas deu uma ovação prolongada no final do concerto e os Amigos de St Andrew’s já estão a receber pedidos para o regresso do João no próximo ano.

Como se isso não bastasse, João repetiu o seu programa dois dias depois em outro igreja St Andrew’s, desta vez em Shrivenham, Wiltshire. Ele tinha ouvido que os fundos decorrentes desse concerto eram destinados a um projeto que apoia crianças com autismo e as suas famílias. Ele já tem ligações fortes com o CEERIA (Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça) e por isso ele estava muito interessado em oferecer ajuda para este projeto inglês. Uma audiência de 120 pessoas abarrotou esta igreja, muito menor, para desfrutar de mais uma noite emocionante sob o feitiço que é a voz do João, e estava igualmente decidida a não deixar o João sair do palco quando o concerto terminou.
João Paulo Ferreira regressou a Alcobaça no dia 4 de Dezembro para, em conjunto com o contratenor Luís Peças, completar um trabalho de angariação de fundos para os Bombeiros Voluntários de Alcobaça no sábado, 9 de Dezembro às 21h00, no Cineteatro de Alcobaça.

- publicidade -

Juliet Bothams

 

- publicidade -