
Certificação do Instituto Português do Desporto e Juventude chegou, esta semana, para dois clubes de Alcobaça e um da Nazaré,
além da Associação de Futebol de Leiria e da Federação Portuguesa de Badminton, entidade com sede nas Caldas. Mas há mais clubes da região que aguardam a validação das respectivas candidaturas ao projecto no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto.
Sport União Alfeizerense, Ginásio Clube de Alcobaça e Associação de Cultura e Desporto “O Sotão” receberam, esta semana, a certificação do processo de candidatura à Bandeira da Ética, uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) que visa promover os valores éticos no desporto.
Na 1ª fase do projecto deste ano, também a Associação de Futebol de Leiria, liderada pelo caldense Manuel Nunes mereceu a distinção com o inovador projecto “Saber Estar no Futebol”.
De resto, aquela entidade foi a primeira associação distrital a merecer o galardão, o que sucedeu em 2018. A Bandeira da Ética foi entregue durante a Gala da instituição, em Setembro daquele ano e acaba de ser renovada pelo IPDJ.
Por seu turno, a Federação Portuguesa de Badminton, que tem sede social na cidade das Caldas da Rainha, também integra a lista de entidades agora reconhecidas pelo IPDJ no distrito de Leiria.
A nível nacional candidataram-se ao galardão 979 entidades, mas, para já, apenas foram emitidas 118 certificações. Porém, só em Setembro serão conhecidos os resultados finais.
Para além dos clubes e das entidades já mencionadas, várias outras da região também apresentaram candidaturas e aguardam a avaliação do IPDJ, entidade que criou o Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), com o propósito de criar “uma marca de qualidade das iniciativas desportivas, a qual deve ser potenciada pelas entidades certificadas dentro e fora da sua organização”.
No concelho das Caldas, a Associação Desportiva da Freguesia de Alvorninha e o Caldas Sport Clube formularam as respectivas candidaturas, enquanto em Alcobaça o mesmo sucedeu com o Ginásio Clube de Alcobaça e o Centro Cultural Desportivo e Social do Casal Velho (Alfeizerão).
Em Peniche, o Grupo Desportivo de Peniche, o Clube Stella Maris de Peniche e o Sporting Clube da Estrada aguardam resposta, o mesmo acontecendo na Nazaré com o Agrupamento de Escolas da Nazaré, candidato à 1ª fase do programa deste ano. Na passada segunda-feira, o IPDJ iniciou a 2ª fase de candidaturas.
Comunidade de partilha
As entidades já certificadas e aquelas que aguardam, ainda, a validação da candidatura, passam a integrar uma rede de trabalho que pretende exponenciar as parcerias em torno das boas práticas do desporto.
O IPDJ pretende, assim, que as entidades a quem foram entregues as bandeiras, com base no lema “Juntos, sabemos mais e fazemos melhor”, e aquelas que se encontram registadas na plataforma tecnológica e certificadas, passem a integrar uma comunidade de instituições “comprometidas com a ética no desporto, podendo comunicar, estabelecer e reforçar esse objectivo comum nas suas redes colaborativas, partilhando as suas boas práticas, tendo em vista a melhoria contínua dos seus processos internos e da gestão da comunicação externa”.






























