O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) anunciou, esta segunda-feira, algumas medidas relativas ao apoio em saúde mental para os profissionais e utentes dos serviços de saúde.
No âmbito da pandemia covid-19, o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO criou linhas telefónicas de apoio em saúde mental para os profissionais.
Para os utentes do Centro Hospitalar do Oeste e familiares que, no âmbito da pandemia, “sejam casos suspeitos ou confirmados” de infeccção, o médico assistente “referencia-os, em caso de necessidade, para Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHO”.
“O apoio em Saúde Mental prestado será preferencialmente através de telefone, de forma a reduzir risco de transmissão e de infeção, sem prejuízo de deslocação do técnico ao serviço de internamento, quando manifestamente necessário”, explica a entidade.
No que respeita ao apoio a crianças, adolescentes e familiares/cuidadores, suspeitos ou confirmados com o novo coronavírus, a referenciação deverá ser realizada através do médico pediatra assistente, enquanto o acompanhamento dos restantes utentes “mantém-se, estando o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHOeste a realizar consultas presenciais consideradas urgentes, bem como consultas não presenciais”.
“Os utentes e profissionais são a nossa primordial preocupação”, esclarece o Centro Hospitalar do Oeste.


































