O Cetemares, polo de investigação científica do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Politécnico de Leiria em Peniche, passou a dispor, desde esta segunda-feira, de um laboratório para diagnóstico da Covid-19.
A inauguração contou com a presença de quatro membros do Governo: Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social; Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial; e João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
Os quatro governantes procederam à assinatura do protocolo no âmbito do qual o laboratório do Politécnico de Leiria passa a colaborar na identificação de casos de Covid-19, com a certificação do Instituto Ricardo Jorge.
A capacidade instalada de realização de cerca de 90 testes diários está direccionada para “populações mais vulneráveis, como utentes e trabalhadores das estruturas residenciais para idosos e dos serviços de apoio domiciliário nas comunidades intermunicipais da Região de Leiria, Região de Coimbra, Oeste, Médio Tejo ou noutros locais”, explica a Câmara de Peniche, em comunicado.
Duplicar a capacidade de realização de número de testes é um objectivo “imediato” desta estrutura, que conta a colaboração de professores e investigadores voluntários do Politécnico de Leiria.


































