Centro Nacional de Cultura organizou visita ao património termal caldense

0
669
Gazeta das Caldas
Helena Pinto conduziu a visita que passou por vários locais do património termal

Realizou-se no sábado, 9 de Março, uma visita organizada pelo Centro Nacional de Cultura (CNC) ao património termal caldense, que inclui a Igreja de Nª de Sra. do Pópulo, o Hospital Termal, o parque e a mata. A visita, que contou com 35 pessoas, foi guiada por Helena Pinto, colaboradora permanente do CNC e antiga directora do Museu do Hospital e das Caldas.
Estas iniciativas pretendem dar a conhecer aos participantes as vertentes cultural, turística, histórica e económica relacionada com as termas. A Rota das Águas inclui, por isso, locais como os Cucos, Vimeiro, Termas da Piedade, os Banhos da Poça (Estoril) ou os Banhos de S. Paulo (Lisboa).
“Sempre que possível vivemos a experiência termal”, afirmou a investigadora acrescentando que os percursos também incluem almoço nos locais das termas e visita às áreas circundantes tal como se fossem aquistas a explorar a região. Nas Caldas, o grupo ficou a conhecer também a Praça da Fruta, a Capela de S. Sebastião, bem como a Foz do Arelho onde ficaram a conhecer o legado de Francisco Almeida Grandella.
Helena Pinto é co-autora, com o arquitecto Jorge Mangorrinha, da obra “Desenho das Termas: História da Arquitectura Termal Portuguesa” que foi publicado em 2010.

- publicidade -