O PSD/Óbidos com a cumplicidade do PSD/Gaeiras, que concorre acobertado na candidatura de “Gaeiras Primeiro”, promoveu recentemente uma sessão de propaganda eleitoral, organizada pela Câmara Municipal de Óbidos, subordinada ao “Termas das Gaeiras”.
Quem assistiu à referida sessão de propaganda ficou espantado com as efabulações de Telmo Faria acerca das ditas termas, porquanto apresentou o assunto como se as termas tivessem sido “descobertas” agora por ele e os habitantes das Gaeiras não as conhecessem há muitas dezenas, quiçá centenas de anos.
Não é novidade para ninguém que durante anos e anos a população gaeirense ia tomar banho de água quente aos dois balneários que então havia na Quinta da Janelas.
Ora, não é verdade também que muitas pessoas provenientes de outras regiões vinham a banhos às Gaeiras onde alugavam casa ou quarto entre os meses de Maio e Setembro?
Também não é novidade que as águas dos banhos das Gaeiras são semelhantes às águas utilizadas em tratamentos de diverso tipo no Hospital Termal das Caldas da Rainha fundado há mais de quinhentos anos pela Rainha Dª Leonor.
O que é pena, não obstante tratar-se de uma propriedade particular, é que os balneários então existentes tenham ruído e atualmente as pessoas não possam utilizar aquela água mineral.
Na sessão acima referida Telmo Faria com a maior desfaçatez deu-se ao luxo de afirmar que a descoberta destas águas constituía um de “filão de ouro”, para as Gaeiras, para o concelho e para o país (com a embalagem das suas afirmações só não disse que era um “filão” para o planeta Terra e para o sistema solar) e que iria trazer para o local vários hotéis e outras coisas do género, ou seja, os habitantes do concelho e das Gaeiras iriam ficar todos ricos como se tivessem sido, todos, bafejados com a sorte do primeiro prémio do euro milhões.
Vale a pena lembrar, refrescando as memórias, que Telmo Faria em cada campanha eleitoral escolhe um tema para enganar as pessoas.
Foi também assim durante o período eleitoral com o “Parque Tecnológico”. Ora dos 29 lotes existentes para venda que custaram ao município centenas de milhar de euros, ao longo dos anos a Câmara apenas vendeu dois, não obstante estimar como receita no orçamento a venda de sete e oito lotes por ano. E no que concerne a postos de trabalho criados o resultado é praticamente nulo.
Foi assim igualmente com o “Forum Plaza” que segundo Telmo Faria iria criar centenas de postos de trabalho. Resultado; o empreendimento faliu antes de arrancar.
Foi assim também com o anúncio do “Museu das Guerras Peninsulares” a construir no Largo de S. Marcos. Entretanto os anos passam e nada feito.
Foi assim com os projetos das ostras, da fábrica de chocolate e por aí fora.
Por este andar só falta Telmo Faria afirmar e tentar convencer os mais incautos de que há uma enorme jazida de petróleo no concelho e/ou reescrever a história dizendo que foi ele e não D. Afonso Henriques quem conquistou o castelo de Óbidos aos mouros.
Mas qual é, afinal, a realidade do concelho de Óbidos?
Nos últimos cinco anos o número de desempregados cresceu cerca de 50%.
Os encargos financeiros do município com o serviço da dívida, mais que duplicaram.
O número de pessoas que procuram o Banco Alimentar aumentou.
O acesso aos serviços de saúde piorou. Parte dos serviços de correios saíram de Óbidos.
Muitos jovens foram forçados a rumar ao estrangeiro na busca de trabalho que não arranjaram no concelho.
As canalizações de água, em muitos sítios, estão podres, o que provoca inúmeras roturas na rede, com especial significado na vila de Óbidos.
Os esgotos, em várias freguesias do concelho, incluindo as Gaeiras, continuam a correr a céu aberto.
Muitas habitações continuam sem acesso à rede de esgotos.
Há a ameaça de fecho por parte do governo do serviço de finanças.
(…)
Assim, contra as efabulações de Telmo Faria/PSD, e para bem da freguesia e do concelho, fazemos um apelo à inteligência da população das Gaeiras para votarem numa política de verdade, votando na CDU – Coligação Democrática Unitária.
O mandatário da CDU
António Marques Ribeiro































