CDS caldense insiste na Foz do Arelho como capital do kitesurf

0
1274

O CDS caldense quer ver a Foz do Arelho elevada a capital nacional do kitesurf. A ideia foi defendida pelo economista e membro da Assembleia de Freguesia, Diogo Carvalho, no passado dia 22 de Junho, no encontro sobre turismo que marcou o arranque da iniciativa Pensar a Foz, promovida pela concelhia centrista.
De acordo com Diogo Carvalho, esta freguesia já atrai atletas de todo o mundo e complementa as ofertas de Peniche e Nazaré com as condições necessárias à prática de outros desportos náuticos à superfície. Refere ainda que o kitesurf é um desporto amigo do ambiente.
O membro da Assembleia de Freguesia da Foz do Arelho destacou que o melhor cartão de visita para qualquer turista “é encontrar uma Foz limpa e cuidada” e defendeu uma aposta na valorização da cultura local e da sua herança gastronómica. Também o deputado na Assembleia Municipal, Manuel Isaac, considera que é “preciso ter vontade” para aproveitar as condições que a natureza dá, como é o caso deste desporto.
O deputado usou da ironia para dizer que na Foz do Arelho “a única coisa que está a avançar é o assoreamento” da lagoa.
As empresárias Sofia Cardoso e Catarina Frade Pyrrait falaram sobre a sua experiência ao nível do alojamento local e visão para o turismo naquela freguesia. Catarina Frade Pyrrait lamentou a falta de informação sobre os transportes, locais a visitar e outras ofertas da região, e que a existente esteja desactualizada e apenas em português.
Daniel Pinto, director da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), defendeu uma maior aposta na tradição gastronómica da Foz e recomendou a realização de um estudo de diagnóstico sobre o que existiu, o que existe e o que se faz a nível nacional. Entre os participantes no encontro, Lourenço Caetano, do Sunshine Hostel (que acolheu o evento), lamentou a inexistência de divulgação dos estabelecimentos locais nas feiras de turismo.
Com estes eventos a concelhia do CDS quer promover o debate entre a população em prol do desenvolvimento de soluções criativas para os problemas da freguesia da Foz do Arelho. O líder da concelhia, João Gonçalves, refere que serão feitos mais iniciativas do género, pois o CDS quer “dar o exemplo e não sair à rua para ouvir as pessoas apenas em tempo de eleições”.

- publicidade -