As Câmaras de Alcobaça, Bombarral, Óbidos e a União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório integram as 26 autarquias e IPSS que decidiram activar o Fundo de Emergência Abem Covid-19.
Aquele fundo “já está a ajudar famílias que se viram privadas do acesso aos medicamentos”. “A expetativa é de crescimento exponencial de beneficiários nas próximas semanas, em face do agravamento de situações de desemprego e situações de lay-off em empresas”, explica a Associação Dignitude, que lidera o projecto.
Nesta fase, as entidades “estão a identificar cidadãos que devido à pandemia do novo coronavírus apresentem necessidades específicas para serem apoiados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde”.
A pandemia “vai levar muitas famílias a situações de carência económica que precisam da ajuda de todos nós para aceder a bens essenciais como os medicamentos”, explica Maria de Belém Roseira, embaixadora da Associação Dignitude, notando que, por outro lado, “há doentes de risco que necessitam de receber em casa os medicamentos hospitalares evitando deslocações a hospitais”.
A distribuição dos medicamentos hospitalares, entregues por mais de 20 hospitais, é assegurada pelo Fundo Emergência Abem Covid-19, o que permite aos cidadãos recebê-los nas suas casas ou, caso prefiram, numa farmácia local, evitando deslocações que coloquem em risco a sua saúde.
Dezenas de empresas e cidadãos solidários já contribuíram para esta causa totalizando, até ao momento, 159.106,71€. “Mas é necessário muito mais para chegar a todas as famílias que precisam de apoio neste momento. Se todos ajudarmos com o que pudermos, vamos fazer a diferença”, salienta a Associação Dignitude.


































