Câmara de Óbidos acelera pagamentos a associações e clubes

    0
    561
    Óbidos e Caldas mostram-se disponíveis para apoiar as entidades de cariz desportivo, cultural e social

    A autarquia deliberou acelerar o pagamento de apoios aos programas sociais, culturais e desportivos, tendo em vista mitigar os efeitos económicos provocados pela pandemia.

    A autarquia de Óbidos decidiu atribuir subsídios, no valor de 33.150 euros aos clubes desportivos do concelho. Já no âmbito do Programa de Apoio a Actividades Culturais, relativo a 2019, serão entregues subsídios no valor total de 57 mil euros. Estes apoios, que têm em vista mitigar os efeitos económicos e financeiros provocados pela pandemia, foram aprovados em sessão de Câmara de 4 de Maio, com os votos contra do PS. Na rede social Facebook, os vereadores socialistas Paulo Gonçalves e Ana Silva, justificaram a sua intenção de voto com o facto de não sentirem “segurança” sobre o que estavam a deliberar. “Temos uma certeza: para além da opacidade, existe muita subjectividade nestes apoios, e onde há subjectividade costuma haver injustiças”, referem.
    De acordo com os vereadores na oposição, este ano os valores colocados à votação foram apresentados em valor global para cada entidade, não lhes sendo possível perceber a que áreas ou actividades dizem respeito. Solicitaram ao presidente da Câmara a informação sobre essa distribuição, para verificarem se o “regulamento está a ser cumprido, e se está a ser cumprido da mesma maneira com todas as entidades”.
    Destacam ainda que “é ainda mais importante conhecer essa distribuição, para que as associações possam posteriormente apresentar os documentos justificativos e os documentos contabilísticos em conformidade com essa distribuição”, acrescentando que o edil “não achou oportuno nem necessário fornecer esses elementos”.
    Os dois vereadores do PS dizem que querem apoiar as instituições, mas revelam que desconhecem se os valores estão certos. “O que está em causa é contestar essa decisão de apenas divulgar o valor global do apoio a cada associação, que não é reveladora de bons índices de transparência”, dizem.

    CALDAS DISPONÍVEL PARA AJUDAR

    - publicidade -

    Questionado pela Gazeta das Caldas sobre os apoios às associações, o presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, respondeu que o município sempre antecipou subsídios desde que necessários. “As colectividades estão cientes dessa possibilidade, além da isenção das despesas com água, saneamento e RSU até 30 de Junho”, salientou.
    Caso seja necessário algum apoio para manter a associação, estão “disponíveis para apreciar o caso”. “Nenhuma associação que faça uma adequada gestão financeira encerrará por força da situação de distanciamento social exigida no contexto que estamos a viver”, conclui.

    - publicidade -