Centenas de municípios e organizações ligadas à cerâmica de toda a Europa vão unir-se para realizar eventos nos dias 2, 3 e 4 de Junho. Esta iniciativa conjunta, designada “Bom Dia Cerâmica” surgiu em Itália e, em 2017, estendeu-se numa edição de estreia que vai acontecer em toda Europa. Em Portugal, os eventos estão a ser dinamizados pela Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCC), que está em fase de criação.
Caldas da Rainha também vai fazer parte deste evento e, entre os dias 2 e 4 de Junho, vão realizar-se visitas guiadas às reservas de cerâmica do Centro de Artes, onde se encontra a coleção Artur Maldonado Freitas. No dia 3 de Junho vai realizar-se um workshop de raku com João Pinto. As duas actividades requerem marcação prévia.
No dia 4 de Junho, pelas 16h30, será apresentado o livro “Ferreira da Silva. Obra em Espaço Público” no Museu Leopoldo de Almeida. No mesmo dia, e à mesma hora, realiza-se um jogo e um atelier de cerâmica com visita à exposição permanente daquele espaço museológico.
Entre os dias 2 e 4 de Junho no Museu Malhoa vão realizar-se visitas temáticas “Rafael Bordalo Pinheiro e as Capelas do Buçaco. Da Fábrica para o Museu”. No dia 2 a visita decorre às 11h00 e às 15h00, no dia 3 de Junho às 15h00 e no dia 4 às 11h00.
No Cencal nos dias 2 e 3 de Junho vai decorrer a iniciativa Portas Abertas. Nos dias 2 (às 18h30 e às 22h30) e no dia 3 de Junho (entre as 9h30 e as 19h00) terá lugar o curso de Pintura e Decoração sobre Vidrado Cru. No dia 2 de Junho, entre as 9h00 e as 17h00 terá lugar o curso de Madres e Moldes Cerâmicos. Ambos podem ser visitados pelos interessados. N.N.

































