Autarquias adquirem material para emprestar a alunos

    0
    617
    As autarquias do Oeste estão a comprar computadores, tablets e hotspots para garantir a universalidade do ensino

    Várias Câmaras e Juntas de Freguesia do Oeste estão a adquirir computadores, tablets e hotspots para que os seus alunos possam ter acesso à Internet e, consequentemente, às aulas à distância.

    A Câmara das Caldas adquiriu 320 tablets (que custaram 45 mil euros) para serem emprestados a alunos do 1º ciclo caldenses, para que eles tenham acesso às actividades lectivas em casa durante o período de fecho das escolas devido à covid-19.
    “Em processo de aquisição estão 308 computadores para serem disponibilizados aos estudantes a partir do 5º ano e custaram 110 mil euros”, informou a autarquia, que “despendeu ainda cerca de 18 mil euros em hotspots”.
    A Câmara das Caldas realçou que “face ao actual contexto educativo é fundamental garantir a todos os alunos as mesmas acessibilidades ao ensino à distância” e esclareceu que “a identificação dos alunos com estas necessidades, bem como a distribuição dos equipamentos, será assegurada pelos três agrupamentos de escola do concelho”.
    Em meados de Abril, Gazeta das Caldas noticiou a preocupação dos directores dos agrupamentos que haviam identificado cerca de 600 alunos que não tinham os meios necessários. Em Óbidos o agrupamento tinha identificado mais de uma centena e, entretanto, a autarquia já adquiriu 128 tablets e 83 hotspots. Inicialmente a autarquia tinha previsto gastar 30 mil euros, mas viu-se obrigada a optar por “comprar equipamentos de uma gama superior” porque os modelos que tinham previsto adquirir estavam esgotados e com uma previsão de entrega superior a um mês e meio. “Para evitar que os alunos ficassem mais tempo sem os equipamentos e sem acesso à educação tivemos que nos ajustar”, explicou o presidente da Câmara, Humberto Marques, esclarecendo que o orçamento escalou para os 70 mil euros (num valor que inclui seguros). “Estes são equipamentos que a Câmara comprou para servir estes alunos, para garantir o ensino à distancia, e que depois ficarão nas escolas, à consideração da direcção do agrupamento”, referiu o autarca.
    No Bombarral a autarquia ofereceu ao agrupamento Fernão do Pó 148 tablets e 98 routers de acesso à Internet. A Câmara investiu mais de 24,5 mil euros nestes equipamentos. No Cadaval a autarquia vai também investir mais de 11 mil euros na aquisição de tablets e de dispositivos de acesso à Internet que servirão para 61 alunos.
    Em Peniche, a Junta de Freguesia de Serra D’El-Rei, vai suprir as necessidades dos alunos dos 11º e 12º anos (que têm exames nacionais) do Agrupamento de Atouguia da Baleia e da Secundária de Peniche, numa medida faz parte de um pacote avaliado em 2800 euros.

    - publicidade -