Associação de Cerâmica assinala aniversário em tons de esperança

0
551

O terceiro aniversário da APCVC foi assinalado com um webinar, no qual se reforçou o apoio ao setor e ceramistas

A Associação Portuguesa de Cidade e Vilas de Cerâmica (APTCVC) assinalou, esta terça-feira, o terceiro aniversário com o webinar “Cerâmica Portuguesa – Sustentabilidade e Resiliência no mundo global”.
A iniciativa, seguida por 60 participantes, contou com a participação de Isabel Ferreira, secretária de Estado da Valorização do Interior, que salientou o facto de o governo ter criado programas de apoio a quem se dedica à produção artesanal. A governante salientou que há novos instrumentos que visam auxiliar “a conjugar a inovação com a tradição, contribuindo para dar uma maior visibilidade ao trabalho artesanal nos atuais mercados competitivos”. E deixou expresso que o governo continuará a apostar “em instrumentos de política que assegurem o desenvolvimento das artes e ofícios no contexto global”.
Seguiram-se as intervenções de Xavier Morant, ceramista e presidente do Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AEuCC). O autarca espanhol sublinhou a necessidade da inovação, assim como de investigação no que respeita ao uso de novos materiais na cerâmica. Para Xavier Morant é importante o regresso da cerâmica às mesas dos europeus, assim como é necessário uma política de preservação do património artesanal cerâmico que deveria “ser preservado como recurso turístico e cultural no futuro”. “É preciso apostar em slogans sustentáveis que defendam a cerâmica em substituição do plástico”, defendeu.
Por seu lado Oriol Calvo, vice-secretário e diretor executivo da AEuCC, dedicou-se ao tema “Cerâmica europeia criativa, artesanal e industrial para os próximos 20 anos” e sustentou que devem existir mais eventos europeus que possam colocar os ceramistas de vários países em contacto.

Rostos da cerâmica

- publicidade -

Xavier Morant
presidente do Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas

O dirigente sublinhou a necessidade de se fazer uma aposta na inovação e investigação, para o uso de novos materiais.

 

Isabel Ferreira
Secretária de Estado da Valorização do Interior

A governante salientou o facto de o Estado ter criado programas de apoio a quem se dedica à cerâmica de produção artesanal

 

Giuseppe Olmeti
Secretário-Geral e diretor de Projetos do Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas

Há apoios europeus ao sector e aos ceramistas. É preciso apoiar para que não desistam

“Temos de promover mais eventos como as bienais, os simpósios e certames que estimulem a cultura de proximidade que temos na Europa”, disse o espanhol, preocupado com o desparecimento de alguns ceramistas artesanais, o que já se verifica nalguns países. A solução passa pela criação de legislação que proteja a cerâmica de autor. Oriol Calvo apelou à união dos ceramistas europeus, “pois temos as mesmas dificuldades e temos que aprender a colaborar entre nós”.
Sónia Borga, ceramista caldense e proprietária da Oficina S. Pedro com lojas de cerâmica em Óbidos e em Sintra partilhou as dificuldades que tem sentido nos últimos tempos. “A pandemia deu cabo dos modelos económicos que tínhamos e que necessitam da presença do público”, disse a autora, para quem “os ceramistas são muito resilientes e esta não é a primeira crise que ultrapassamos”. Sónia Borga deixou, ainda, a sugestão de se apostar nos eventos, como bienais, concursos e intercâmbios “que permitem que a cerâmica se possa desenvolver”. A empresária recordou que é necessário mais investimento ao ensino da cerâmica em Portugal nos vários níveis.
Seguiram-se João Lourenço, da Olaria Lourenço em Oliveira e Moisés Baraça, da oficina de figurado em Galegos Sta. Maria, ambos em Barcelos que também partilharam as dificuldades e o desejo de apoio para a internacionalização dos seus trabalhos. Giuseppe Olmeti – secretário-Geral e Diretor de Projetos do Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas e coordenador da Associação Italiana (AiCC) – chamou a atenção para o facto da pandemia colocar em risco a continuação de 20% dos ceramistas artesanais. O dirigente deu a conhecer que estão em curso programas de apoio e de divulgação do setor.
O próximo será o Bom Dia Cerâmica, que está prevista para os próximos dias 15 e 16 de maio. ■

- publicidade -