As melhores funcionalidades das redes sociais para o teu negócio online em 2021

0
689

As redes sociais vieram para ficar e as nossas vidas passaram a estar directamente ligadas a elas. Depois de terem sido uma importante ferramenta social, para conectar pessoas e amigos, rapidamente o seu potencial comercial foi identificado pelas empresas e maximizado através de estratégias de marketing digital, tornando-se hoje numa ferramenta fundamental para as empresas, marcas e serviços.

Por isso, não é por acaso que as várias redes sociais disponíveis no mercado continuam regulamente a apresentar novas funcionalidades, muitas delas com um grande alcance comercial. É que o sucesso comercial das empresas e das marcas está proporcionalmente relacionado com o seu posicionamento nas várias redes sociais, independentemente de qual estamos a falar.

O Facebook ou o Instagram continuam a ser as redes sociais mais utilizadas e mais populares em toda a internet, mas existe todo um mundo de plataformas online que obedecem aos mesmos parâmetros e que recorrem às mesmas funcionalidades e ferramentas para atingirem os seus objectivos. É o caso de sites de apostas online, como o fazeraposta.com, de jogos online, como o Steam, ou serviços de streaming como a Netflix, a HBO ou mesmo o Spotify. Fomos então olhar para todos eles e apontámos as 5 melhores funcionalidades das redes sociais para desenvolver o seu negócio online durante o próximo ano.

- publicidade -

  1. LIVE STREAMS CONTINUARÃO A SER POPULARES

Não surgiram em 2020, mas consolidaram-se junto dos hábitos online dos utilizadores durante a recente emergência higiénico-sanitária, que nos obrigou a passar mais tempo recolhidos no domicílio. Falamos dos live streams, eventos em directo transmitidos pelas redes sociais. Assim como as reuniões online pelo Zoom, foi provavelmente o sector da internet que mais cresceu durante a pandemia do novo coronavirus, com toda uma série de eventos apresentados por artistas dos quatro cantos do planeta.

A tendência para os live streaming vai continuar e as redes sociais como o Facebook e o Instagram têm-se adaptado a isso. Isso deve-se ao facto de se ter tornado num hábito rotineiro para a maioria dos utilizadores, pelo que as empresas se têm apropriado deles para o seu sucesso comercial e para as suas campanhas de marketing online. Por isso, não se admirem com o crescimento de eventos empresariais, tutoriais e outro tipo de vídeos em directo que vão encontrar no futuro próximo nas vossas redes sociais favoritas.

 

  1. MERKETING DE CONTEÚDO NAS STORIES

As stories tornaram-se numa das grandes tendências das redes sociais, tendo começado no Instagram e rapidamente copiadas pelo Facebook. Os números globais são brutais e apontam para mais de 500 milhões de utilizadores que diariamente assistem às stories no Instagram. Ou seja, este é já um formato dominante nas redes sociais e, como tal, era apenas uma questão de tempo até ser apropriado pelas marcas e empresas.

Estas vão começar a utilizar cada vez mais esta ferramenta para venderem os seus produtos e serviços, criando conteúdo multimédia específico direccionado para os seus seguidores. É o marketing de conteúdo optimizado para as stories, com uma linguagem informal e personalizada, que vai continuar a crescer.

 

  1. REALIDADE AUMENTADA VS REALIDADE VIRTUAL

Neste ponto podia estar a realidade virtual, mas na verdade o que vai ser uma das grandes tendências comerciais nas redes sociais vai mesmo ser a realidade aumentada. É que esta tem uma grande vantagem quando comparada com a primeira: é que não necessita de qualquer hardware adicional para funcionar. Qualquer utilizador com um smartphone e uma ligação à net pode experienciar da realidade aumentada.

Esta é uma tecnologia que permite combinar elementos virtuais com a nossa visão da realidade e que se tem desenvolvido de forma cada vez mais realista, desde que foi inventada em 1992. Para este ano, estima-se já que seja um sector que irá movimentar mais de 120 biliões de dólares em todo o mundo. As empresas e as marcas têm encontrado estas experiências imersivas uma óptima forma defenderem o seu conteúdo e isso deverá continuar durante os próximos meses.

 

  1. O COMÉRCIO SOCIAL CONTINUARÁ A CRESCER

O comércio electrónico já estava a ter um crescimento exponencial gigantesco nos últimos anos, mas a recente emergência higiénico-sanitária contribuiu para um boom brutal, consolidando-o como um dos principais hábitos de consumo dos utilizadores da internet em todo o mundo. Fazer compras pela net tornou-se mais simples, rápido e seguro, graças ao desenvolvimento da tecnologia e da regulação do sector.

Contudo, é o comércio social que vai crescer mais nos próximos tempos. Este é um subconjunto do comércio electrónico que envolve as redes sociais para as marcas venderem os seus produtos ou serviços, mas com o recurso à interacção social directa com os utilizadores, prestando assim auxílio no momento da compra ou da pesquisa. Ou seja, é uma venda mais informal, directa e personalizada, seguindo outra tendência das redes socais dos últimos anos.

 

  1. SER INCLUSIVO VAI SER MAIS IMPORTANTE QUE NUNCA

A consciência social está mais presente do que nunca e os consumidores dão cada vez mais importância ao comportamento social das empresas e das marcas que seguem. Por isso, estas acabam por reflectir também essas preocupações, incorporando-as nas suas estratégias de marketing e no seu posicionamento na sociedade.

Ser inclusivo vai ser mais importante do que nunca e vamos ver isso cada vez mais nas estratégias de marketing nas redes sociais. As audiências e o engajamento dos utilizadores é fundamental para o sucesso comercial das marcas e, por isso, estratégias para estimular essa identificação vai incluir um posicionamento social mais inclusivo e tolerante, de acordo com os valores que são os pilares fundadores da comunidade democrática.

- publicidade -