Embora se comemore oficialmente a 21 de Março, o Dia Mundial da Poesia foi celebrado três dias antes nas Caldas, com uma partilha de poemas no auditório da Escola Rafael Bordalo Pinheiro que juntou alunos e idosos.
Cerca de 30 seniores, utentes do Centro Social e Paroquial, da Santa Casa da Misericórdia, do Lar Dr. Ernesto Moreira (Montepio) e da Associação de Solidariedade Social da Foz do Arelho, leram poemas de Aníbal Nazaré, Rosenir Gonçalves, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Mário Quintana. Houve também quem declamasse versos sobre a vila fozense e outros que apresentaram poemas da sua autoria, como Carlos Alves que recitou “História de Amor”, um texto que dedicou a todos os seus colegas do Lar Dr. Ernesto Moreira e que descreve a vida de um utente.
Os alunos também participaram e o primeiro foi Francisco Pardal, da Escola Secundária Raul Proença, que interpretou um poema de Nicolau Tolentino. Seguiu-se Mónica Jordão, da Rafael Bordalo Pinheiro, que escolheu a letra “Mulheres”, de Martinho da Vila. Luís de Camões, Pessoa e Eugénio de Andrade foram outros autores declamados pelos estudantes. Margarida Mercês e Filipe Simões leram poemas escritos por si. Da Raul Proença participou também a aluna Margarida Pedrosa, enquanto a Bordalo se fez ainda representar por Ana Simão, Ana Vieira, Nicole Cardoso, Luísa Jacinto, Micael Faustino e Inês Santos.
O Clube ARPA (Artes da Rua e do Palco), dirigido pelo professor António José Xavier, animou a tarde com Beatriz Marques na flauta transversal e Matilde Sedas no clarinete, enquanto Guilherme Sedas cantou e tocou à guitarra canções de Rui Veloso e Tiago Bettencourt.
Semana da Leitura promovida nas escolas
De 14 a 18 Março decorreu na ESRP e na ESRBP a Semana da Leitura, cinco dias em que os alunos foram sensibilizados para a importância da leitura. Na Raul Proença decorreu uma recolha de textos de áreas como Matemática, Física, Filosofia, Química e Literatura, que foram depois entregues aos professores que os leram na sala de aula. Houve também sessões com os escritores Carlos Querido (“O Príncipe Perfeito – Rei Pelicano, Coruja e Falcão”), André Morgado (“A Vida Oculta de Fernando Pessoa”) e Lara Christensen (“Renascimento”). Nas short stories – oficinas de escrita criativa – os alunos escreveram histórias a partir de títulos de exemplares da biblioteca, nas “Palavras Bordadas” substituíram a linha dos bordados das Caldas por palavras e na mostra “Os Lusíadas Contados à Escola e Lembrados aos Alunos” exibiram vinhetas inspiradas em episódios dos Lusíadas. Houve ainda partilhas de leitura e um estendal de poesia.
Já a biblioteca da Bordalo Pinheiro teve em exposição duas mostras: uma com os versos que concorreram ao concurso “Faça Lá Um Poema”, e outra com trabalhos de ilustração sobre o livro “Espero por ti em Luanda” de Rui Calisto (autor que apresentou a sua obra na quinta-feira).
Iniciou-se também a actividade “BookCrossing”, que irá decorrer até ao final do ano lectivo. O objectivo é recolher livros que posteriormente serão inventariados com autocolantes criados pelos alunos e colocados em caixas dispostas pelas instalações da escola. Através da página de Facebook do projecto, os participantes podem avaliar as obras que leram. Realizou-se ainda o “Plus+ Literacia”, uma actividade formativa que deu a conhecer um modelo de pesquisa, a 6ª “Batalha da Leitura” (que teve como vencedores Micael Faustino e Mariana Ferreira) e uma sessão cultural no sábado à noite em que pais, alunos e professores assistiram em Torres Vedras ao espectáculo “Lisbon Poetry Orchestra”.
Maria Beatriz Raposo
mbraposo@gazetadascaldas.pt

































