A vila de Aljubarrota prepara-se para viajar no tempo e assinalar os 640 anos da Batalha de Aljubarrota com uma grande festa histórica, que decorre entre 14 e 17 de agosto. Durante quatro dias, a localidade transforma-se num autêntico cenário medieval, com tavernas, música, teatro, desfiles, torneios a cavalo e recriações históricas, tudo com entrada livre.
O evento, que decorre todos os dias entre as 11h00 e as 24h00, convida os visitantes a mergulharem no ambiente da época, com destaque para as refeições medievais, espetáculos de fogo todas as noites às 23h00, jogos tradicionais e oficinas temáticas, como arco longo e treino de armas. Haverá ainda animação itinerante, personagens de época, danças, malabaristas, bufões e rábulas pelas ruas da vila.
Cada dia tem um tema central. A 14 de agosto celebra-se o Dia de D. João I, com destaque para o cortejo de abertura, cerimónias de homenagem a figuras históricas, batismo equestre de jovens e um torneio em honra do rei. No dia seguinte, 15 de agosto, assinala-se o Dia da Padeira de Aljubarrota, com missa e procissão, além de torneios e espetáculos.
A 16 de agosto, o programa homenageia D. Nuno Álvares Pereira, com novos torneios e cerimónias evocativas. Já o ponto alto das celebrações será no domingo, 17 de agosto, o Dia da Batalha de Aljubarrota, que começa com torneio de tiro com arco e culmina às 18h00 com a grande recriação da batalha no próprio campo onde decorreu o confronto de 1385. O dia termina com o tradicional cortejo da vitória e mais um espetáculo de fogo.
Ao longo do evento, é também possível visitar a exposição “O Dia de Aljubarrota”, na Casa da Janela Manuelina, que inclui réplicas de armaria e a reconstituição do loudel de D. João I, peça simbólica da vitória portuguesa.


































