Agenda Cultural

0
855

Caldas da Rainha

Um dos trabalhos que integra a exposição do Cencal, patente no Museu de Cerâmica

Exposição do Cencal no Museu de Cerâmica

O Museu de Cerâmica acolhe a exposição “Um ano de cerâmica e vidro – CENCAL”, que reúne os principais trabalhos dos cursos realizados ao longo dos últimos doze meses neste centro de formação.
Vão estar patentes trabalhos dos cursos “Mestres Barristas – Mestre Fernando Miguel”, Azulejaria, Paper Clay, Azulejaria de Aresta, Iniciação à Olaria e à Cerâmica Criativa, bem como resultados dos cursos técnicos de pastas e vidrados efeitos especiais. Em relação ao vidro serão apresentados trabalhos dos cursos de Técnicas de Fusão, Técnicas de Produção pelo Método vidro soprado, Incalmo e Cane.

Exposição “no feminino” no Centro de Artes

“No Feminino” é como se designa a exposição que pode ser apreciada no Atelier-Museu António Duarte e que integra obra do escultor caldense homónimo. A exposição faz parte do programa de comemoração do centenário do nascimento deste autor.
Caricaturas de António para ver no Museu Bordalo Pinheiro

- publicidade -

“A Viagem – Caricaturas de António” é como se designa a exposição que terá lugar na galeria de exposições temporárias do Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa. A mostra apresenta o trabalho do caricaturista que agora decora as paredes da nova estação de metropolitano do Aeroporto.

Pintura de Alda Caetano nas Caldas

O Restaurante Solmar Canas, situado na rua Vitorino Fróis, nas Caldas da Rainha acolhe até ao dia 12 de Agosto, uma exposição de pinturas de Alda Caetano.

Colectiva na Galeria Pepper’s

A Galeria Pepper’s acolhe uma exposição colectiva da qual fazem parte pinturas de Cocque Bayon, Joaquim Baltazar, Mário Rodrigues, Rubens Domingues, Taraio e Turino. Estão igualmente presentes esculturas de Rogério Abreu e de Xico Nico.
A galeria fica na Miguel Bombarda e esta mostra poderá ser apreciada até 14 de Agosto.

Exposição colectiva na Casa e Museu Bernardo

“O que não é pedra é luz” é como se designa a exposição que se divide entre a Casa Bernardo e o Museu Bernardo. Da mostra fazem parte obras de Joana Montez,  João Belga, Pedro Bernardo e Pedro Cá.
A exposição – que pode ser vista até 22 de Setembro – resulta do projecto Caldas da Rainha Hardcore e conta com o apoio do programa da Fundação Calouste Gulbenkian para a valorização e divulgação artísticas.

Exposição do Teatro da Rainha no Museu de José Malhoa

Está patente no Museu de José Malhoa, a exposição “25 Planos+2” da qual fazem parte vários desenhos de José Carlos Faria. Podem ser apreciadas duas maquetas, várias pinturas e desenhos de cenografia e de figurinos que reflectem importantes momentos sobre a vida desta companhia.
A mostra vai estar patente até 2 de Setembro.

Pintura de António Guimarães na Foz do Arelho

Um dos quadros de António Guimarães

O Bar Toa Toa, na Foz do Arelho, acolhe uma exposição de pintura de António Guimarães designada “Retrospectiva 2012” e que poderá ser apreciada até Outubro.

João Bello em exposição no bar marcianus

Está patente, até ao dia 28 de Agosto, no Marcianus Bar, na Foz do Arelho, uma exposição de pintura de João Bello. O autor nasceu em 1978 na Benedita (Alcobaça), local onde também reside. O Marcianus Bar fica no largo da vila da Foz do Arelho.

Feira das velharias no Parque D. Carlos I

Realiza-se no próximo Domingo, 12 de Agosto, no Parque D. Carlos I, no parque das Bicicletas, junto aos courts de ténis, mais uma Feira das Velharias.
Logo de manhã, os vendedores de livros, selos, cerâmicas, colchas, móveis, roupas, num sem fim de utilidades, lá estarão para mais uma edição deste evento que se estende até ao final da tarde.

N.N.

“Em Teu Corpo Meu Corpo” mostra vida e obra de Ferreira da Silva

No próximo domingo, 12 de Agosto, pelas 21h30, será apresentado no CCC um documentário sobre o ceramista Ferreira da Silva, realizado pelo cineasta caldense Miguel Costa.
Intitulado “Em Teu Corpo Meu Corpo”, o filme, realizado já em 2012, tem imagens do artista a trabalhar e uma entrevista a Ferreira da Silva em que este fala de temas como o amor, o feminino, a criação artística, Deus e a interpretação de algumas das suas obras.
Nascido no Porto em 1928, o artista plástico Ferreira da Silva tem um extenso percurso nas áreas pintura, escultura, gravura, vitral e cerâmica, esta última, com a criação de peças de diferentes dimensões e escalas e vidrados inovadores.
Caldense por adopção, este autor dirigiu o estúdio Secla, onde trabalhou e privou com artistas e figuras de renome internacional como Júlio Pomar, Hansi Stael, António Quadros, José Santa Bárbara, Alice Vieira, Querubim Lapa, Luíz Pacheco, Almeida Monteiro, António Cardoso, entre outros. Ganhou o prémio nacional de escultura com a obra “O grito” na sequência de diversas exposições na Sociedade Nacional de Belas Artes e na Gulbenkian, foi bolseiro da Gulbenkian em Paris, e é sem qualquer dúvida um dos artistas mais criativos e inovadores da cerâmica dos séc. XX e XXI em Portugal.

F.F.

Jazz e humor no CCC

Amanhã, Ricardo Vilão apresenta o espectáculo de stand up comedy “Nu Limite”

Hoje, dia 10 de Agosto, pelas 22h00, vão actuar na praça da Animação, no exteriaor do CCC, os Django Tributo – Sexteto de Hot Jazz, que vão interpretar temas de jazz, entre outras canções do leste europeu e Balcãs. O acesso ao espectáculo é gratuito.
Amanhã, dia 11 de Agosto, pelas 22h00, o humorista Ricardo Vilão, traz o seu espectáculo a solo “Nu Limite”, ao CCC.
Esta actuação de stand-up comedy esteve em cena durante um ano consecutivo no Teatro Estúdio Mário Viegas e foi um êxito de bilheteira com salas esgotadas semana após semana.
Ricardo Vilão já esteve nas Caldas, sendo um dos humoristas que fez parte da apresentação dos LX Comedy Club no CCC e agora está de regresso a solo com “Nu Limite”. Os bilhetes custam cinco euros (estudantes e seniores) e 7,5o euros.

N.N.

Alcobaça

Cinco dias de Aljubarrota Medieval evocam batalha de 1385

A vila volta a acolher a encenação dos tempos de D. Nuno Álvares Pereira (Foto de arquivo)

A partir de amanhã, dia 11, e até à próxima quarta-feira, feriado de 15 de Agosto, Aljubarrota volta a engalanar-se para mais uma viagem até aos tempos medievais. Feiticeiras, artesãos, nobres e cavaleiros, princesas e saltimbancos desfilam pelas ruas da vila para dar vida a mais uma edição da feira “Aljubarrota Medieval”, que se realiza anualmente para festejar o aniversário da Batalha de Aljubarrota que em 1385 opôs as tropas comandadas por D. Nuno Álvares Pereira ao exército castelhano de D. Juan I de Castela.
Nas bancas de venda haverá bijuteria, artesanato, ervas medicinais e aromáticas, doces, compotas e mel. O que também não vai faltar são as tavernas com as tradicionais carnes grelhadas, o porco no espeto e o pão da padeira mais famosa de Portugal, Brites de Almeida, que, segundo reza a lenda, terá morto com a sua pá sete castelhanos que se haviam escondido dentro de um forno. Para os mais pequenos também não falta oferta, com espadas e escudos feitos de madeira, brinquedos artesanais e grinaldas de flores.
Um dos pontos altos da feira decorre no domingo, 12 de Agosto, com um cortejo em que será festejada a vitória das tropas portuguesas no Campo de São Jorge, com homenagem a D. Nuno Alvares Pereira, marcado para as 18h30. Logo de seguida decorre uma sessão solene na Igreja dos Prazeres, com o Santo Condestável a agradecer o sucesso das suas tropas. Música erudita e cantochão (cântico utilizado nas liturgias cristãs) põem um ponto final nas cerimónias.
Mas há muito mais para ver nesta iniciativa da Câmara de Alcobaça e das juntas de freguesia de Prazeres e São Vicente de Aljubarrota.
Num evento com entrada livre, a animação é garantida diariamente por jograis, rábulas teatrais, música com tambores e gaitas de foles, malabares e artes de fogo. Um torneio medieval, com cavalaria, justas a pé, demonstrações de armas do seculo XIV e uma competição de tiro com arco longo, prometem também bons momentos a quem passar pela terra de Brites de Almeida ao longo dos cinco dias de feira. À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, Aljubarrota acolhe ainda, por estes dias, um acampamento medieval onde será recriado o quotidiano civil e militar da Idade das Trevas.
Tudo para ver das 12h00 às 24h00 nos dias 11, 12 e 15 de Agosto. Um horário que reduz para o período entre as 18h00 e as 24h00 a 13 e 14 de Agosto. A abertura da feira conta com uma encenação diferente a cada dia.

J.F.

Programa “Aljubarrota Medieval”
Sábado, 11 de Agosto

16h00 – Cortejo de Abertura -“Cavalaria/ Infantaria/ Artilharia/ Arqueiros/ Civis/ Feirantes e Mercadores”
20h00 – Torneio Medieval
21h00 – Recrutamento Militar

Domingo, 12 de Agosto
12h00 – Abertura da Feira: As damas vão às compras
18h30 – Cortejo da Vitória: Todos os participantes dos quadros da Batalha Real e cavalaria irão prestar homenagem a D. Nuno Álvares Pereira
19h30 – Sessão solene na Igreja dos Prazeres – D. Nuno Álvares Pereira irá agradecer a vitória  – Sessão de música erudita e cantochão
21h00 – Torneio Medieval

Segunda-feira, 13 de Agosto
18h00 – Abertura da Feira – Os inspectores do Reino e a Santa Inquisição inspeccionam as condições de higiene, concordâncias com os ditames da Igreja e verificação dos devidos pagamentos à casa do tesouro real dos artesãos e feirantes
20h30 – Torneio Medieval

Terça-Feira, 14 de Agosto
18h00 – O capitão de armas e seus esbirros procedem à abertura da feira
20h30 – Torneio Medieval

Quarta-Feira, 15 de Agosto
12h00 – Abertura da Feira – Os 3 da Vida Airada: O Mafarrico, O Pedinte e A Bêbeda
19h00 – Cortejo real
20h00 – Torneio Medieval
Canto Gregoriano
22h00 – A Padeira de Aljubarrota e os sete Castelhanos – Rábula

Animação de Verão regressa a São Martinho do Porto

Provas desportivas e música em destaque na programação de animação deste ano

Até ao final de Agosto, S. Martinho do Porto vai andar numa roda viva com as provas náuticas e os eventos culturais que compõem o programa que a Associação Verão de São Martinho preparou para animar aquele que é por excelência o mês de férias de muitos portugueses.
Amanhã, dia 11, realiza-se a Regata de Aniversário do Clube Náutico e é servida paelha no jantar comemorativo. No dia seguinte decorre a Estafeta Optimist. O desporto continua com um torneio de ténis entre 13 e 19 de Agosto, a decorrer no Clube de Ténis de Alcobaça. Já no feriado de dia 15 realiza-se a Regata Tradicional e há “Histórias da Guitarra Portuguesa” com João Torre do Vale na guitarra e Ruy Palha da Silveira na viola de fado, para ouvir a partir das 22h00 na Igreja Paroquial.
Na sexta-feira, 17 de Agosto, o dia começa com um passeio de bicicletas com partida às 10h00 de São Martinho do Porto e ponto de chegada no Your Hotel & Spa, antigas Termas da Piedade, na Fervença. À noite realiza-se mais uma edição da já tradicional Festa Pais e Filhos na Discoteca Grenn Hill, na Foz do Arelho.
A 18 de Agosto decorre a 5ª Travessia da Baía a Nado e no dia seguinte há Regta Windsurf e Regata SUP – “Stand Up Paddle”. A 21 de Agosto é a vez de Luciano Ravara “Revisitar Jaime Granger Pinto”. Uma palestra com início marcado para as 22h00 no Salão Paroquial.
No dia 22 os miúdos são desafiados a participar num concurso de pesca embarcada e a partir das 22h00 decorre a Noite dos Clássicos, com a voz de Maria Rodrigues, o violoncelo de Maria José Falcão, a guitarra clássica de Miguel Carvalhinho e a flauta de João Lourenço. O concerto, que decorre na Igreja Paroquial, conta ainda com a participação de um grupo de jovens músicos.
A 23 de Agosto há um torneio de Canasta e no dia 25 decorre a Regata de Encerramento e a já habitual missa campal, celebrada às 19h00 no Adro – Largo José Bento da Silva. Uma Regata de Botes Tradicionais a Remos, no dia 26 de Agosto, põe um ponto final no cartaz.
Ainda inserida na programação de animação de Verão, o Ascensor do Outeiro acolhe até 7 de Setembro a exposição de artes plásticas “São Martinho – Desafio aos Sentidos”.
De fora da programação deste ano ficam novamente eventos que em tempos ganharam grande projecção, mas que já não se realizaram em 2011. É o caso do Abraço à Baía e do Baile de Chitas, que de acordo com o responsável pela Associação Verão de São Martinho, Manuel Valle Domingues, não foi possível realizar devido à “falta de apoios”.

J.F.

Feira de Artesanato em S. Martinho

Chega este fim-de-semana ao fim a Feira de Artesanato que desde finais de Julho, em cada sexta-feira, sábado e domingo, tem dado a conhecer o trabalho dos membros da Associação de Artesanato e Ofícios Tradicionais de Alcobaça. Nela podem ser adquiridos bordados, cerâmica, trabalhos em chita, cestaria, pinturas e trabalhos em madeira, bijuteria, compotas e doces conventuais.
Com o apoio da Câmara de Alcobaça, da Casa da Cultura José Bento da Silva, do Artesanato de Aljubarrota e Amplo Imaginário, a Feira de Artesanato pode ser visitada na Praça Engenheiro Frederico Ulrich até domingo, dia 12.

J.F.

Contos e artes plásticas no Ascensor do Outeiro

O átrio do Ascensor do Outeiro, em S. Martinho do Porto, acolhe este domingo, 12 de Agosto, o lançamento do livro “Contos de São Martinho do Porto”. Da autoria de Maria João Veiga, o livro é apresentado às 18h00.
O lançamento está integrado na III Exposição de Artes Plásticas “São Martinho desafia os sentidos”, que até 7 de Setembro pode ser vista na sala de exposições do ascensor e na Casa da Cultura José Bento da Silva. Uma mostra colectiva que até dia 7 de Setembro dá a conhecer o trabalho de diversos artistas.

J.F.

The Gift no arranque do Paredes Fest Music

Três dias de música animam, entre 16 e 18 de Agosto, a praia de Paredes da Vitória, na freguesia de Pataias (Alcobaça). A abrir o Paredes Fest Music vai estar o mais conhecido grupo de Alcobaça, os The Gift.
O grupo de Nuno e John Gonçalves, Sónia Tavares e Miguel Ribeiro são cabeça de cartaz da primeira noite, em que sobem ainda ao palco Dr. Cavalheiro, 2 Sound Project e Dj AC.
A 17 de Agosto é a vez de The Paperboats, Red House View, Stone Dead, Dj Revolver e The Part-Time Neighbours. No último dia cabe a Dj Sexation, The Dixie Boys, Dj Rita Zukt, Dj Nuno Lorenzo, Zeitgeist e The Morfix animar as hostes.
O passe para os três dias custa 12 euros em pré-venda. Há ainda possibilidade de adquirir entradas para cada um dos dias à porta do festival. Neste caso os bilhetes custam 12 euros no dia 16 de Agosto e dez euros nos dias 17 e 18 de Agosto.

J.F.

Lisboa

Obras de Abílio de Mattos e Silva nas “Noites em São Carlos”

Algumas das obras de Abílio de Mattos e Silva (1908-1935) estão presentes na exposição “Noites em São Carlos”, organizada pelo Centro Histórico do Teatro Nacional de São Carlos. O reconhecido cenografista e figurinista para teatro, ópera e bailado, viveu em Óbidos desde jovem, onde também tem um museu com o seu nome.
Abílio de Mattos e Silva trabalhou no Teatro de São Carlos durante 35 anos nas artes do palco, tendo sido director de cena. Destacou-se em diferentes áreas das artes plásticas como pintura, desenho, aguarela e desenvolveu trabalho como designer gráfico.
Esta mostra, patente no São Carlos até 4 de Setembro, inclui peças originais, desde 1793, de guarda-roupa de cena, cenários, cenas da ópera Madame Butterfly, maquetas, partituras, fotografias e uma instalação na plateia e camarotes, concebida por diversos artistas da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Em exposição pelo foyer, sala principal, palco, camarins, corredores das frisas e no salão nobre, estarão também figurinos e uma mostra de caricaturas de cantores famosos que cantaram no São Carlos de Lisboa.
No total, são nove núcleos de exposição sob a temática da Opera. Nos últimos anos o Centro Histórico do Teatro Nacional de São Carlos organizou cerca de 30 exposições subordinadas a este mesmo tema, com o objectivo de promover o imenso património existente, como trajes de cena, adereços cenográficos, fotografias de cantores, maestros ou óperas levadas à cena neste palco. Destacam-se algumas exposições, como “Maria Callas ou a “Exposição de Lisboa”.
A mostra pode ser visitada entre as 10h30 e as 19h00, de quarta a segunda-feira.

F.F.

Peniche

Memórias de outros verões na Atouguia da Baleia
Em Agosto, no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB), estão em destaque as memórias das épocas balneares podendo ali visitar-se um espólio diversificado que inclui desde a barraca da praia aos uniformes de nadador-salvador e vigia.
Os objectos expostos evocam mais de 30 anos de actividade como nadador-salvador de Humberto Santos e da sua família, que tiveram a concessão da praia de S. Bernardino.
Do património cedido por Esmeralda Santos fazem também parte fotografias de diferentes épocas, que permitem ilustrar sob diversos ângulos esta praia.
O Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, localizado no Largo de S. José, está aberto ao público de terça-feira a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 e às 18h00.

F.F.

Nazaré

Música e folclore na Nazaré
A animação musical na rua continua durante este mês de Agosto na Nazaré. Hoje, dia 10, é a Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Famalicão a subir ao palco montado na Praça Dr. Manuel de Arriaga, pelas 22h00.
No mesmo palco, e à mesma hora, actuam a DixieNazaa 12 de Agosto e a banda Luscofusco no dia 14.
À música junta-se o folclore, com o Rancho Folclórico “Flores do Campo” de Valado dos Frades a animar as hostes às 22h00 do feriado de 15 de Agosto.

J.F.

Surf com cariz social na Nazaré

Crianças de famílias carenciadas e cidadãos portadores de deficiência vão este ano beneficiar das aulas (Foto de Vítor Estrelinha)

Há já alguns anos que na praia da Nazaré decorrem aulas de surf gratuitas, pensadas para promover um desporto que anda a pôr a Nazaré nas bocas do mundo, graças aos feitos do destemido Garrett MacNamara na Praia do Norte. Este ano, a iniciativa ganhou uma nova dimensão e revestiu-se de cariz social. Até Setembro crianças de famílias desfavorecidas e pessoas portadoras de deficiência, utentes de diversas instituições locais, vão poder beneficiar das aulas dadas pelo Clube de Desportos Alternativos da Nazaré, com o apoio da Buondi e do projecto North Canyon.
As aulas prosseguem até Setembro, num total de 12 acções marcadas consoante a disponibilidade das diversas instituições, com uma média de um grupo por semana. À Gazeta das Caldas a autarquia nazarena explica que “todos os materiais utilizados (fatos, pranchas, etc.) serão da responsabilidade do Clube de Desportos Alternativos da Nazaré”, acrescentando que “instituições que estejam interessadas em participar e que não tenham sido contactadas, poderão fazê-lo”.
Além das aulas de intervenção social, há ainda aulas abertas ao público em geral, também de participação livre.

J.F.

- publicidade -