Actriz caldense participa com leitura na Antena 2

    0
    1023

    A actriz e encenadora Tânia Leonardo participou recentemente num programa de rádio na Antena 2, a convite de Pedro Sousa Loureiro com a leitura de um excerto de José Régio, que ganhou ainda mais destaque neste período de quarentena. A coordenadora do Teatro da Pessoa falou à Gazeta sobre o projecto que vai ter sede na cidade termal

    A actriz caldense Tânia Leonardo participou, na semana passada, no “Momento de Leitura”, do programa de rádio Shot de Liberdade, da Antena 2. Fê-lo a convite do artista plástico, actor e encenador Pedro Sousa Loureiro (que no seu percurso também frequentou o curso de Artes Plásticas da ESAD) o responsável pelo programa e com quem a actriz trabalha em vários projectos artísticos que vão desde a representação à poesia, sem esquecer as radionovelas.
    A leitura foi gravada há vários meses mas passou agora e “o timming não poderia ter sido melhor!”, contou à Gazeta Tânia Leonardo, explicando que o excerto de “A Salvação do Mundo” de José Régio assentou que nem uma luva “nestes tempos que estamos a viver”.
    Tânia Leonardo coordena grupos teatrais nas Caldas desde 2003. Neste momento, lidera o Teatro da Pessoa, um projecto que vai ter sede na cidade. O grupo, criado em 2018, constituiu-se como associação e sagrou-se vencedora do Orçamento Participativo Jovem nacional, dispondo de 100 mil euros para a adequação de um espaço que vai ser, em simultâneo, de espectáculos e ensaios, mas que terá também uma biblioteca artística, uma galeria de exposições e uma loja solidária. Será, pois, feita uma readequação de um espaço existente e desabitado para uma sala de espetáculos não convencional e que vai ser criada no centro da cidade.
    Tânia Leonardo lamenta que a sede ainda não esteja pronta, pois nos tempos que se avizinham “muita falta fazem os projectos sociais”, dando como exemplo a loja social onde apostarão “na troca por troca”. Na sede do Teatro da Pessoa haverá espaço para acolher outros grupos e realizar residências artísticas. Por enquanto, a associação trabalha em parceria com o Centro da Juventude.

    DESAFIOS SEMANAIS E À DISTÂNCIA

    Este projecto teatral engloba três turmas nas Caldas e igual número em Lisboa. “Suspendemos as mensalidades logo no mês de Março”, disse a responsável, que trabalha com grupos infantis, de adolescentes e de adultos. As actrizes do Teatro da Pessoa mantêm contacto on-line com os estudantes. “Mandamos sugestões de exercícios e, uma vez por semana, lançamos um desafio”, contou a encenadora, acrescentando que estes se relacionam com a escrita de arte dramática, com a construção de figurinos ou de cenários com materiais que têm nas suas casas para as futuras peças.
    “Cada um deles está a experimentar em casa um pouco do que é o trabalho de um cenógrafo, de um figurinista e de um dramaturgo”, disse a responsável, que trabalha com 40 alunos, entre o 6 e os 70 anos.
    A responsável pelo grupo mantém-se em contacto com Instituto Português da Juventude, que gere as questões relacionadas com o Orçamento Participativo, de que esta associação teatral venceu há dois anos. Inclusivamente o Teatro da Pessoa gravou em parceria com o Centro da Juventude e Lisboa, um vídeo relacionado com o Dia Mundial do Livro, celebrado ontem, 23 de Abril.
    A actriz caldense considera que o teatro necessita da presença física do outro para existir e é exactamente esse aspecto “que torna esta arte única”. Como tal, Tânia Leonardo espera que, no período pós-pandemia, seja possível apresentar ao ar livre os espectáculos que as turmas criam de raiz.
    - publicidade -