Actriz caldense participa com leitura na Antena 2

0

A actriz e encenadora Tânia Leonardo participou recentemente num programa de rádio na Antena 2, a convite de Pedro Sousa Loureiro com a leitura de um excerto de José Régio, que ganhou ainda mais destaque neste período de quarentena. A coordenadora do Teatro da Pessoa falou à Gazeta sobre o projecto que vai ter sede na cidade termal

A actriz caldense Tânia Leonardo participou, na semana passada, no “Momento de Leitura”, do programa de rádio Shot de Liberdade, da Antena 2. Fê-lo a convite do artista plástico, actor e encenador Pedro Sousa Loureiro (que no seu percurso também frequentou o curso de Artes Plásticas da ESAD) o responsável pelo programa e com quem a actriz trabalha em vários projectos artísticos que vão desde a representação à poesia, sem esquecer as radionovelas.
A leitura foi gravada há vários meses mas passou agora e “o timming não poderia ter sido melhor!”, contou à Gazeta Tânia Leonardo, explicando que o excerto de “A Salvação do Mundo” de José Régio assentou que nem uma luva “nestes tempos que estamos a viver”.
Tânia Leonardo coordena grupos teatrais nas Caldas desde 2003. Neste momento, lidera o Teatro da Pessoa, um projecto que vai ter sede na cidade. O grupo, criado em 2018, constituiu-se como associação e sagrou-se vencedora do Orçamento Participativo Jovem nacional, dispondo de 100 mil euros para a adequação de um espaço que vai ser, em simultâneo, de espectáculos e ensaios, mas que terá também uma biblioteca artística, uma galeria de exposições e uma loja solidária. Será, pois, feita uma readequação de um espaço existente e desabitado para uma sala de espetáculos não convencional e que vai ser criada no centro da cidade.
Tânia Leonardo lamenta que a sede ainda não esteja pronta, pois nos tempos que se avizinham “muita falta fazem os projectos sociais”, dando como exemplo a loja social onde apostarão “na troca por troca”. Na sede do Teatro da Pessoa haverá espaço para acolher outros grupos e realizar residências artísticas. Por enquanto, a associação trabalha em parceria com o Centro da Juventude.

DESAFIOS SEMANAIS E À DISTÂNCIA

Este projecto teatral engloba três turmas nas Caldas e igual número em Lisboa. “Suspendemos as mensalidades logo no mês de Março”, disse a responsável, que trabalha com grupos infantis, de adolescentes e de adultos. As actrizes do Teatro da Pessoa mantêm contacto on-line com os estudantes. “Mandamos sugestões de exercícios e, uma vez por semana, lançamos um desafio”, contou a encenadora, acrescentando que estes se relacionam com a escrita de arte dramática, com a construção de figurinos ou de cenários com materiais que têm nas suas casas para as futuras peças.
“Cada um deles está a experimentar em casa um pouco do que é o trabalho de um cenógrafo, de um figurinista e de um dramaturgo”, disse a responsável, que trabalha com 40 alunos, entre o 6 e os 70 anos.
A responsável pelo grupo mantém-se em contacto com Instituto Português da Juventude, que gere as questões relacionadas com o Orçamento Participativo, de que esta associação teatral venceu há dois anos. Inclusivamente o Teatro da Pessoa gravou em parceria com o Centro da Juventude e Lisboa, um vídeo relacionado com o Dia Mundial do Livro, celebrado ontem, 23 de Abril.
A actriz caldense considera que o teatro necessita da presença física do outro para existir e é exactamente esse aspecto “que torna esta arte única”. Como tal, Tânia Leonardo espera que, no período pós-pandemia, seja possível apresentar ao ar livre os espectáculos que as turmas criam de raiz.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.