Início Diversos A aberta voltou a fechar

A aberta voltou a fechar

0
A aberta voltou a fechar
| Carlos Cipriano

A aberta da Foz do Arelho voltou a fechar no final da semana passada, deixando a Lagoa sem contacto com o mar.
Na segunda-feira de manhã começaram os trabalhos para voltar a abrir um canal, mais a norte (para o lado da Foz do Arelho). À data do fecho desta edição, o mar e a Lagoa ainda não se tocavam, estando a abertura da embocadura prevista para a próxima semana.
No sábado passado realizou-se uma reunião de urgência entre a Agência Portuguesa do Ambiente e as câmaras das Caldas e de Óbidos para definir a estratégia a adoptar. Como a APA não tinha orçamentado esta despesa, os municípios asseguraram máquinas para abrir o canal, havendo a possibilidade de a APA, posteriormente, pagar as despesas.

Na última vez que aconteceu este fenómeno, em 2015, as duas Câmaras assumiram a abertura da embocadura com máquinas pesadas, tal como agora. Mas há três anos as dragagens arrancaram logo de seguida, tendo sido retirados 716 mil metros cúbicos de areia. A segunda fase, que deveria ter-se seguido logo em 2017, ainda não arrancou – o concurso público ainda não está concluído. O investimento foi aprovado em Conselho de Ministros em Dezembro de 2017 e deverá estar concluído até 2020.
Tal como este ano, já em 2013 a embocadura da Lagoa de Óbidos se tinha deslocado para Sul, em direcção ao Gronho, antes de fechar.
Em 1995 a Lagoa e o Mar também ficaram separados por um cordão de areia, nessa altura durante meses. I.V.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.