A 39ª Festa do Avante realiza-se nos dias 4, 5 e 6 de Setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal. Os comunistas caldenses têm ao longo dos anos tido a sua representação nesta festa e este ano lá estarão novamente, integrados no espaço de Leiria.
Há semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, partirá uma excursão das Caldas, no domingo, 6 de Setembro, pelas 10h00 na Largo da Rainha. As inscrições podem ser feitas, através dos tel. 917855219 e 912698362.
Este ano a Festa do Avante realiza-se a poucas semanas das eleições para a Assembleia da República e a afirmação das propostas e projecto do PCP e da CDU irão marcar o plano politico. No Espaço Central estará patente uma grande exposição “A Força do povo – Soluções para um Portugal com futuro”, onde estão sintetizadas as propostas comunistas e são abordados os traços mais relevantes da situação económica e social do país, com destaque para as privatizações, o aumento da pobreza e da exclusão social e o ataque aos direitos dos trabalhadores.
É também no espaço central que se realizarão alguns dos cerca de 30 debates sobre temas da actualidade nacional e internacional.
No Espaço Internacional, no ano em que se assinalam os 70 anos da vitória sobre o nazi-fascismo e o fim da 2ª guerra mundial, será evocada a resistência e luta dos povos, assinalando os perigos e potencialidades do momento actual.
Patente estará também a XIX Bienal de Artes Plásticas e uma exposição de Arte Urbana.
No Espaço da Ciência o tema deste ano será a Luz e áreas tão diversas como a biologia, astronomia, física, ciências sociais, bem com as artes e as letras estarão presentes demonstrando todo o potencial que este tema oferece.
Os participantes poderão também assistir a vários espectáculos e manifestações artísticas e culturais nos 10 palcos instalados no recinto. O teatro e as artes de palco têm lugar de destaque no Avanteatro. Este ano marcam presença O Bando com “Em nome da terra”, “Afonso Henriques” e “Senhor Imaginário”, a Companhia de Teatro de Almada com “O Mandarim”, Teatroensaio com “Transumância” e a Companhia de Dança de Almada.
No CineAvante, a presença do cinema português com “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut, “Pára-me de repente o pensamento” de Jorge Pelicano, “Os gatos não tem vertigens” de António-Pedro Vasconcelos e “Douro Faina Fluvial“ e “O Velho do Restelo” de Manoel Oliveira.
Uma festa do livro, gastronomia variada e actividades desportivas complementam o evento que continua a crescer e que no próximo ano se irá alargar ao espaço da Quinta do Cabo.
- publicidade -
































