
A época natalícia foi vivida no Bombarral com várias actividades a darem movimento à vila, com festas para os mais novos e para os idosos.
Fazendo uma pausa no interregno do período de Inverno, o mercado rural regressou a 18 de Dezembro, proporcionando a oportunidade de adquirir diversos produtos característicos da região, como frutas, hortícolas e doçaria, mas também artesanato e antiguidades.
O mercado realizou-se no largo da Igreja, com uma afluência significativa de público, principalmente durante o período da manhã. Foram muitas as pessoas que aproveitaram para adquirir os produtos frescos, assim como algumas lembranças para oferecer no Natal.
Para os mais pequenos, durante este dia houve animação nas ruas da vila pelos alunos do curso de Turismo Rural e Ambiental da Escola Básica e Secundária do Bombarral.
Numa iniciativa do grupo de teatro amador “Os Lendários”, da Delgada, à tarde, o Pai Natal, acompanhado dos “duendes”, deslocou-se ao Bombarral para desejar as boas festas a todos os habitantes e distribuir alguns presentes.
À noite “Os Lendários” brindaram a população da Delgada com mais um espectáculo. O evento teve lugar na sede do Clube Recreativo Delgadense e consistiu na apresentação de vários sketches humorísticos.
Nessa noite teve ainda lugar o já tradicional jantar de Natal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, ao qual se seguiu a entrega de presentes aos filhos dos soldados da paz.
No dia 19 a Associação de Solidariedade Social dos Baraçais fez a sua festa de Natal, na sua sede, junto ao qual foi colocado um presépio em tamanho real.
Ao longo da tarde, os participantes puderam ainda assistir à declamação de um poema pelos alunos do jardim-de-infância da localidade e às actuações do coro da paróquia da Roliça e do grupo de dança “XokDance”.
Nessa tarde o Centro Caritativo do Cintrão ofereceu um lanche de Natal aos seus utentes.
Natal nas escolas
A adesão das escolas do Bombarral à campanha de solidariedade “Gorro Verde”, a favor da “Ajuda de Berço”, foi notória durante as festas natalícias destes estabelecimentos escolares do concelho.
Depois de contactado pela Câmara, o agrupamento de escolas Fernão do Pó associou-se à campanha, promovendo a venda dos gorros verdes junto de todos os alunos, que aderiram à iniciativa de forma muito positiva. No total foram adquiridos mais de 500 gorros que foram usados durante as várias festas das escolas, que tiveram lugar a 17 de Dezembro, algumas das quais nas sedes das associações locais.
A festa da escola do 1º Ciclo do Bombarral teve lugar na sede do Bombarral, durante a qual a Junta de Freguesia fez a entrega de um livro a todas crianças. Para as escolas da freguesia do Carvalhal a actividade festiva teve lugar na associação do Salgueiro. Também a Junta de Freguesia local ofereceu alguns presentes.
No dia seguinte à noite, as crianças do jardim-de-infância e escola do 1º Ciclo do Vale Covo festejaram o Natal, num evento organizado pela Junta de Freguesia que teve lugar na sede da União Progressiva.
A animação da pequenada ficou a cargo da cantora Patrícia Cruz, do palhaço Becas, da Saltitona, mas também da Mãe e do Pai Natal, que se fez acompanhar de um saco recheado de presentes para todas as crianças.
Idosos do Bombarral em Festa de Natal
Os alunos do projecto municipal “Universitários 50+”, no Bombarral, também promoveram uma Festa de Natal, no dia 20 de Dezembro, no qual fizeram uma série de apresentações alusivas a esta quadra.
Os primeiros a subir ao palco do Teatro Eduardo Brazão foram os alunos da disciplina “Memórias da Terra”, para contar algumas histórias sobre a celebração do Natal no seu tempo de juventude.
De seguida, os estudantes de Francês e de Inglês interpretaram várias músicas tradicionais de Natal, originárias de França e Inglaterra.
A última parte do espectáculo esteve a cargo dos alunos da turma de teatro, que apresentaram um musical baseado no trabalho discográfico “Os Operários do Natal”, gravado pouco anos depois da revolução do 25 de Abril de 1974.
Foram interpretados vários temas que falam dos profissionais que tornam possível o Natal, como é o caso do lenhador que corta o pinheiro, da costureira que coze os tecidos das bonecas, do carteiro que distribui os postais de boas festas ou dos pasteleiros que fazem os doces.
Da festa fez parte ainda uma exposição de árvores de Natal, da autoria dos alunos de Artes Decorativas, Cerâmica, Atelier de Tricot, Artes Plásticas/Reciclagem e Inglês.
A mostra está patente no átrio do edifício da Câmara Municipal.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt
































