João Almeida fechou a Vuelta com a terceira melhor classificação portuguesa de sempre

0
622

Depois de Ribeiro da Silva ter chegado em 4º na Vuelta de 1957 e de Joaquim Agostinho ter conseguido o segundo lugar do pódio em 1974, João Almeida conseguiu a terceira melhor classificação de um português na Volta a Espanha.

O ciclista natural de A-dos-Francos, no concelho das Caldas, fechou hoje a 21ª etapa em 53º, a 19 segundos do vencedor, o seu colega na UAE Emirates, Sebastian Molano, mantendo assim o quinto posto da geral conquistado ontem na etapa rainha, ficando a mais de sete minutos do primeiro.

Este resultado permite-lhe inscrever o seu nome na História das participações portuguesas nesta prova. Isto depois do histórico Giro d’Italia de 2020, em que andou 15 dias com a maglia rosa vestida e terminou a prova num quarto lugar, que foi a melhor classificação obtida por um português naquela grande volta.

- publicidade -

A Vuelta deste ano foi conquistada pelo belga Remco Evenepoel, da Quick-step, ex-colega de João Almeida, que terminou a prova com mais de dois minutos de vantagem para o segundo classificado, o espanhol Enric Mas, da Movistar. A UAE Emirates, que contou ainda com Ivo Oliveira, conquistou a classificação por equipas e viu o espanhol Juan Ayuso ficar no último lugar do pódio, a quase cinco minutos do vencedor.

João Almeida, que este ano se viu obrigado a abandonar o Giro devido à covid, quando ainda discutia a terceira posição da geral, chegou à Vuelta ainda longe da melhor forma, mas conseguiu deixar uma boa imagem, mostrando-se em crescimento com o avançar das etapas.

- publicidade -