Um domingo a pedalar no Parque e na Mata

0
757

No passado domingo, 27 de Maio, realizou-se o encontro regional de Santarém de escolas BTT na Mata e no Parque, numa organização da AECO-Associação Escola de Ciclismo do Oeste-Ecosprint/Rações Avenal, Associação de Ciclismo de Santarém e Federação Portuguesa de Ciclismo em que participaram cerca de 200 atletas.
Tal como no último ano, a prova tinha o seu ponto central na Mata Rainha D. Leonor, onde estava o circuito dos mais novos e a partida e meta dos mais velhos. Além disso, todas as equipas tinham na avenida da Mata o seu centro de operações, com carrinhas que transportavam as bicicletas, mas também mesas, cadeiras e assadores de carne e o farnel.
O animado convívio é uma das marcas destes encontros.
Este ano o percurso saía da frente do Pavilhão do Mata em direcção ao portão e virava à direita, contornando o campo. Depois passava pela Quinta da Boneca e Fábrica Bordallo Pinheiro até entrar no Parque. Seguiam-se algumas voltas pela zona do antigo parque de campismo, com descidas difíceis, até os atletas voltarem a sair pela parada. Daí voltavam a entrar na Mata, onde serpenteavam até passarem por uma zona técnica criada este ano e chegarem à meta.
Tal como no último ano, o percurso foi elogiado pela variedade de subidas e descidas e por permitir pedalar em diferentes pisos. O facto de ter sombra das árvores na maioria do trajecto é também um atractivo.
Nas escolas, foi a Associação 20Kms. Almeirim quem conquistou o título, ficando o pódio completo com a RÓÓDINHAS Santos Silva e o BTT Marinhais. Além do encontro das escolas, o evento incluiu ainda a 5ª prova XCO regional da A.C. Santarém. Nesta categoria os vencedores por equipas foram a BTTTeam SU Colarense (1º lugar), RÓÓDINHAS/Santos Silva (2º) e Marrazes (3º). Em termos individuais, João Camocho (Marrazes) foi o vencedor na categoria de Elite masculino e Sara Lopes na feminina.
Depois do almoço, grelhado na brasa em fogareiros na própria Mata, decorreu a entrega de prémios.
Este foi o terceiro ano em que se realizou esta prova no Parque e na Mata, sendo que no primeiro ano o centro da prova estava no parque de bicicletas do Parque D. Carlos. Anteriormente já havia sido organizada no campo de futebol do Campo-Serra, onde a equipa treina.
A prova foi organizada pela AECO e contou com cerca de 25 voluntários na organização.

- publicidade -