UAARE Bordalo Pinheiro tem melhor taxa de aproveitamento do país

0
798
Os representantes das entidades presentes na inauguração com alguns alunos UAARE da escola

Unidade da escola caldense foi inaugurada pelo secretário de Estado do Desporto

Ao fim de quatro anos de funcionamento, a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento Escolar (UAARE) da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro foi inaugurada no passado dia 15 de julho pelo secretário de Estado de Desporto, João Paulo Correia. Aquela unidade, que dá apoio a cerca de 20 alunos de vários níveis escolares e modalidades desportiva teve este ano um aproveitamento de 95%, a taxa mais elevada do país.
Foi o coordenador nacional das UAARE, Vítor Pardal, quem anunciou que a unidade das Caldas deste programa de apoio aos atletas de alto rendimento teve, este ano letivo, o melhor nível de aproveitamento escolar a nível nacional, a par de outra escola. Os 95% de aproveitamento são “uma enorme felicidade”, apontou o dirigente, depois de ter afirmado que as UAARE “só têm sucesso se atletas, pais professores, treinadores, estivermos juntos para encontrar soluções para os problemas que se encontra na conciliação da vida escolar e desportiva”.
Vítor Marques, presidente da Câmara das Caldas da Rainha, ficou satisfeito por ouvir do elevado aproveitamento dos alunos atletas da escola. O autarca elogiou o que as unidades têm feito pelos jovens atletas na sua vida escolar, mas também na componente desportiva.
“[Em Portugal] muitas vezes não temos as mesmas condições que os outros nas competições, é isso que as UAARE proporcionam, com altos resultados em termos educativos”, afirmou, sublinhando o trabalho de toda a comunidade educativa.
Atualmente, o programa UAARE conta já com 23 escolas e cerca de 750 alunos de 43 modalidades desportivas, referiu João Paulo Correia, que considera estas unidades o “casamento perfeito” entre a escola e o desporto, para o qual contribuem o governo, as escolas e os municípios.
O secretário de Estado acrescentou que as UAARE são, ainda, um símbolo da aposta de cidades como as Caldas da Rainha no desporto e disse que é importante que esta aposta no desporto se mantenha. “Estamos no ano em que Portugal vai receber mais eventos desportivos internacionais, que contribuem para captar centenas de milhões de euros de várias paragens do mundo para as economias locais”, realçou.
Na cerimónia, foram descerradas duas placas, uma relativa à unidade UAARE da escola e outra para a sala Aprender+, onde os alunos que integram a unidade recebem as aulas de apoio, Jorge Pina, novo diretor do agrupamento, atribuiu o mérito da criação da UAARE Bordalo Pinheiro à sua antecessora, Maria do Céu Santos, que lembrou a importância do professor Manuel Nunes em todo o processo. ■

- publicidade -