Torneio de futebol trouxe cerca de 900 jovens ao Oeste

0
815
Todos os jovens participaram no desfile de abertura, em Óbidos, no domingo | JR

Decorreu entre domingo e quarta-feira a primeira edição do Portugal Internacional Cup nas Caldas, em Óbidos e Peniche. A iniciativa, de uma empresa privada, movimentou cerca de 900 jovens dos 8 aos 19 anos.

Ao todo estiveram envolvidas 58 equipas em seis escalões diferentes. Os traquinas, benjamins e infantis jogaram futebol de 8, os iniciados, juvenis e juniores jogaram futebol de 11. Mais de metade das equipas (36) viajaram de Espanha e muitos dos jovens atletas vieram acompanhados dos respectivos familiares, o que também contribuiu não só para a divulgação do Oeste, como para trazer movimento ao comércio e à hotelaria da região durante estes dias.
As equipas que viajaram do país vizinho representaram os clubes Calasanz, Pasillo Verde, Atlético Pinto, Hogar, Puentecastro, Getafe, Ponteferradina e L’Alcudia.
A estes juntaram-se várias equipas dos clubes da região, como AE Óbidos, Caldas, Peniche, Escola Académica e Bombarralense, e ainda uma equipa do SL Marinha, da Marinha Grande.
A abertura realizou-se no domingo de manhã no Estádio Municipal de Óbidos, onde todas as equipas desfilaram ao som do tema da Liga dos Campeões. Alberto Pereira, Pedro Félix e Jorge Amador, vereadores das autarquias das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche – parceiras do evento – deram o pontapé de saída perante uma plateia entusiasta, composta sobretudo pelas comitivas espanholas. O público pôde ainda assistir à actuação do Rancho Esperança na Juventude do Nadadouro.
A organização do evento, a cargo da empresa Futból Base Internacional, reiterou a ideia deixada na apresentação do evento, de que pretende tornar esta competição na mais importante a este nível realizada na costa atlântica e agradeceram a confiança depositada quer pelas autarquias, quer nos clubes parceiros.
Já os vereadores dos municípios foram unânimes em reconhecer que, para além da componente desportiva, este torneio é uma boa forma de dar a conhecer a região em termos de turismo. De resto, o calendário da prova integrou roteiros turísticos, como idas à praia, e culturais.
As finais decorreram na quarta-feira, no Estádio do GD Peniche, já depois do fecho desta edição.

- publicidade -