Torneio de futebol jovem vai juntar perto de 1000 jovens nas Caldas, em Óbidos e Peniche

0
3183
Os promotores do torneio com os representantes das câmaras de Óbidos e Peniche

Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche vão ser palco de um torneio de futebol que pretende juntar cerca de 1.000 jovens entre os 8 e os 18 anos, entre 25 e 29 de Junho. A iniciativa é da responsabilidade de uma empresa espanhola que aposta neste tipo de eventos na Península Ibérica e na América do Sul e que pretende juntar a vertente competitiva ao turismo.

Este torneio da Portugal International Cup, vai desenrolar-se dividido por escalões etários, com as categorias de Sub8, Sub10, Sub12, Sub14, Sub16 e Sub19.
A competição desenrola-se em grupos de quatro equipas por escalão e jogos que variam entre os 40 e os 50 minutos. Os três primeiros escalões jogam num formato de equipas de oito elementos e os três restantes futebol de 11.

- publicidade -

Na primeira fase todas as equipas garantem a realização de três encontros. Depois, os dois primeiros de cada grupo passam para a fase final e os dois últimos de cada grupo são reagrupados para um torneio de integração.
A organização garante medalhas para todos os jogadores e taças para os vencedores.
A iniciativa é da empresa espanhola Fútbol Base Internacional, do Grupo Illez, e reúne o apoio logístico dos municípios de Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha.
Os jogos vão ser todos disputados em relva natural ou sintética e terão como palcos os estádios do GD Peniche e Municipal de Óbidos e ainda o Campo Municipal Luís Duarte o campo de futebol do Nadadouro, ambos nas Caldas da Rainha.
As inscrições têm um custo de 250 euros para as equipas de futebol de 8 e 300 euros para as equipas de 11.

Turismo também está presente

Mesmo tratando-se de um torneio jovem, a Portugal International Cup, tem também uma forte componente de turismo, que a difere dos restantes torneios de futebol jovem.
Trazer para o Oeste este tipo de organização, que a empresa já realiza em Madrid, Barcelona, Canárias, Andorra, Galiza e ainda no Brasil e na Argentina, era um desejo antigo de Fernando Luke, director comercial da Fútbol Base Internacional.
“Conheci a região numa viagem que fiz há cerca de 20 anos por Óbidos, Sintra, Cascais e Estoril”, recorda. O potencial turístico da região, assim como as infra-estruturas hoteleiras e desportivas disponíveis reforçaram a ideia de que seria uma boa escolha.
“Queremos torná-lo o torneio internacional jovem mais importante e da Península Ibérica e depois da Europa, vemos potencial para isso”, referiu o director comercial da empresa.
Fernando Luke realça que todo o evento tem como enfoque os participantes. A experiência inclui um desfile inaugural, que será no Estádio Municipal de Óbidos, ao estilo dos Jogos Olímpicos, com direito a fotografia oficial e hino da Liga dos Campeões. O torneio desenrola-se, depois, ao ritmo de um jogo por dia, para que os participantes possam desfrutar da competição, mas também da praia, das piscinas, do património cultural e das excursões que vão ser organizadas. “Criar um produto turístico atractivo” é tão importante como a competição em si, reforça.
Para esta edição a empresa reservou 1.000 camas na hotelaria da região.
Fernando Luke adianta que a fase de pré-inscrições está a correr melhor que o esperado. Metade do quadro competitivo já está completo com várias equipas dos três concelhos envolvidos e várias equipas de Espanha, sobretudo da zona de Madrid.

- publicidade -