Tomás Frazão sagra-se vice-campeão nacional XCE

0
667

O riomaiorense Tomás Frazão (Róódinhas/Santos Silva) sagrou-se, este domingo, vice-campeão nacional XCE em juniores, na pista XCO em Tamengos, concelho de Anadia.

Depois de ter vencido o contra-relógio, o bttista teve um furo na final, mas foi a tempo de recuperar vários lugares e discutiu a vitória ao sprint com Diogo Neves (BTT Loulé/Elevis), ficando à beira do triunfo.

Apesar de ser júnior de 1º ano, o atleta exibiu-se em grande nível, numa prova de eliminatórias em que o pódio foi completado por Vasco Cunha (BTT Matosinhos).

O XCO é uma disciplina ainda com pouca tradição em Portugal. É uma competição em bicicleta todo-o-terreno (BTT) dividida entre a fase de qualificação e as eliminatórias. Na qualificação, em sistema de contra-relógio individual, apuraram-se os oito mais rápidos em cada categoria etária e género. Os oito melhores da qualificação foram distribuídos por duas séries de quatro corredores. Em cada uma destas sérias apuraram-se dois ciclistas para uma final a quatro que determinou as quatro primeiras posições.
- publicidade -