Tiago Santos (Alcobaça) festeja título em Santarém

0
413

Ciclista impôs-se à concorrência em prova disputada em três etapas e que culminou no passado domingo

Tiago Santos (Alcobaça/Crédito Agrícola) conquistou a 13ª edição da Volta a Portugal de Cadetes, mercê do triunfo obtido, no passado domingo, na derradeira etapa, disputada entre Rio Maior e Santarém.
A tirada, numa distância de 84,9 quilómetros, percorrida no tempo de 2h16m52s, foi ganha ao sprint ao espanhol Héctor Álvarez (Grupo Sime/Level), num final empolgante.
O alcobacense tinha sido 2º classificado na 1ª etapa da competição e 4º na 2ª etapa, mas o triunfo na etapa final permitiu-lhe impor-se à concorrência, numa prova que reuniu um total de 130 ciclistas, de 15 e 16 anos, em representação de 21 equipas, três das quais espanholas.
Além da camisola amarela, Tiago Santos, orientado pelo técnico Armindo Lúcio, levou, ainda, para casa, a camisola verde dos pontos, coroando uma temporada de grande nível, dado que já tinha vencido todas as provas da Taça de Portugal de cadetes.
No final da prova, o ciclista explicou que tentou “fugir mais de uma vez, até que surgiu a oportunidade” e arriscou, após apenas 60 quilómetros de prova. “Ainda era muito longe da meta, mas entendemo-nos bem na frente. No final consegui ganhar ao sprint e estou muito feliz”, descreveu Tiago Santos ao site da Federação Portuguesa de Ciclismo.
O ciclista, que garantiu o triunfo no troféu com uma distância de 7 segundos para o 2º classificado, Héctor Álvarez (Grupo Sime/Level), integra a equipa do Alcobaça Clube de Ciclismo desde 2012, tendo somado um total de 105 subidas ao pódios ao longo dos anos, 80 das quais referentes a triunfos.
Na derradeira etapa da Volta a Portugal de Cadetes, Henrique Antunes foi o melhor dos corredores da Ecosprint/Nutea, ao terminar em 51º lugar da classificação individual, a 7m07s do vencedor, e à frente dos colegas de equipa Vicente Azevedo (61º) e Francisco Santos (62º).
Por seu turno, a equipa do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola esteve presente nesta prova com seis corredores, com Simão Simões a ficar em 49º lugar na classificação final e Duarte Silva a terminar em 75º lugar.
Diogo Ferreira chegou fora de controlo no final da 2ª etapa e teve de desistir. David Casal não resistiu à 1ª etapa e desistiu, enquanto Dinis Moura sofreu uma aparatosa queda na 1ª etapa e teve de abandonar a corrida. ■

- publicidade -