Russa Vitalia Diatchenko e australiana Maddison Inglis são cabeças de cartaz da prova que distribui 60 mil dólares
Teve início no domingo, com o arranque da qualificação, o Caldas da Rainha Ladies Open, um torneio feminino de categoria ITF, que distribui cerca de 60 mil dólares em prémios. Durante a semana, e até domingo, 18 de setembro, decorrem os quadros principais das variantes singulares e pares.
Esta é a terceira edição do torneio que os campos de piso rápido do Complexo Municipal de Ténis das Caldas da Rainha acolhem e que é destinado, principalmente, a talentos emergentes do ténis mundial.
Na edição deste ano, são cabeças de cartaz duas tenistas que estão a batalhar por (re)entrar no top 100 da WTA. A favorita à vitória é a russa Vitalia Diatchenko, atual 119 da hierarquia mundial, de 32 anos, que está a lutar para subir no ranking depois de ter sido 71ª WTA em 2014. Para ganhar nas Caldas da Rainha tem a concorrência de 54 oponentes (32 iniciaram a prova na qualificação, das quais 9 entraram no quadro principal), com destaque para a australiana Maddison Inglis, 24 anos, 139 WTA que tem estado em ascenção nos últimos anos.
Na lista de entrada final, constam seis jogadoras entre os top 100 e 200 – das quais se nota a ausência da britânica Katie Boulter, que estaria entre as mais cotadas. As restantes jogadoras com entrada direta são top 300 WTA.
As favoritas no papel terão pela frente uma dura prova num tipo de torneio que é fértil em surpresas e que garantem jogos muito disputados de com grande competitividade. Para acompanhar, igualmente as presenças portuguesas, com a número 1 nacional Francisca Jorge (acabada de entrar no top 300 WTA), Matilde Jorge e Maria Garcia a quererem mostrar valor na prova feminina de maior dimensão e com melhor nível de ténis disputada em solo nacional.
A competição decorre nos três courts principais do complexo, excepto em caso de chuva, e tem entradas gratuitas para assistir às partidas, incluindo acesso à Sponsor Village, esplanada e bancada.
Na competição de singulares, os quartos-de-final, meias-finais e final decorrem, respetivamente, na sexta-feira, sábado e domingo. Em pares, as meias-finais são na sexta-feira e a final no sábado. ■































