SP. CALDAS 3
Nuno Pereira, Tiago Pereira, Afonso Reis, Phelps, Luís Moreira, Calaça, Simão Teixeira, José Jardim, Kiká, Miguel Agapito, Diogo Oliveira, João
Treinador: Júlio Reis
V. GUIMARÃES 1
Ivo, B. Cunha, Henriques, Pombeiro, Oliveira, Brízida, Fidalgo, Rui Bessa, Gervásio, M. Cunha, Nuno Silva, João Alves
Treinador: Adriano Paço
Parciais: 25-23, 25-19-18-25, 26-24

O Sp. Caldas adiantou-se na primeira eliminatória do play-off num jogo que foi uma autêntica maratona de voleibol. Mesmo sem o recurso à negra, foram mais de duas horas de jogo muito disputado que os caldenses venceram com brio e muito mérito.
O adversário obrigava a um Sp. Caldas ao nível do melhor que tinha feito esta época. É uma eliminatória equilibrada, com duas equipas que puxam pelo melhor uma da outra. O Sp. Caldas foi um conjunto forte, sólido no seu jogo defensivo, forte no jogo ofensivo, mas sobretudo focado e consistente ao longo de toda a partida e isso permitiu-lhe ser melhor nas fases decisivas e vencer.
Todo o jogo foi de grande equilíbrio. No primeiro set as equipas repartiram de tal modo os pontos que raramente uma das equipas conseguiu ter mais que dois pontos de vantagem. Os caldenses conseguiram, porém, distanciar-se três pontos já passada a barreira dos 20 e mesmo depois de empatar os vimarenenses viram fugir o set com um ataque e um serviço falhados.
A vitória no set galvanizou ainda mais os caldenses, que com um bloco e um ataque muito eficazes venceram com clareza.
No terceiro parcial o Guimarães estava obrigado a reagir, comandou o set do início ao fim e fechou o parcial mais dilatado.
No entanto os caldenses queriam esta vitória e demonstraram-no com toda a força no quarto parcial. O Guimarães até começou melhor, mas rapidamente os caldenses tomaram a dianteira. No entanto, uma decisão polémica aqueceu as hostes. Um ponto que começou por ser 11-8 para o Sp. Caldas passou a 10-9. A decisão do segundo árbitro levantou protestos do banco caldense e a situação piorou ainda mais com um ponto disciplinar a Júlio Reis que empatou o set a 10.
Gerou-se alguma instabilidade e os caldenses perderam os quatro pontos seguidos depois de um serviço dos visitantes para fora. Mas ânimos serenados e os caldenses, embalados por um Calaça imparável (10 pontos no set), venceram um set espectacular selado com dois tiros certeiros de Tiago Pereira.
ELIMINATÓRIA À MAIOR DE CINCO
Na edição da semana passada referimos que a eliminatória com o V. Guimarães seria disputada à maior de três, pelo que a equipa que vencesse duas partidas ficaria apurada. Esta informação não estava, contudo, correcta. A eliminatória é disputada à maior de cinco, pelo que apenas ficará decidida já neste fim-de-semana de jornada dupla na cidade berço caso os caldenses vençam as duas partidas. Estão ainda reservadas as datas de 8 e 15 de Abril para possíveis quarto e quinto jogos, nas Caldas e em Guimarães, respectivamente.
À maior de três será disputada a final entre o vencedor desta eliminatória e a que opõe Esmoriz e São Mamede, na qual o Esmoriz saiu na frente (2-3).
Afonso Reis, jogador do SCC
Ganhou a melhor equipa
Era uma equipa muito complicada, na fase regular não lhes tínhamos ganho, foi um jogo muito duro mas o resultado é justo, ganhou a melhor equipa. O que pretendemos é passar, temos dois jogos na casa do adversário, sabemos que é difícil mas vamos com intuito de ganhar e tudo pode acontecer. Em relação à época passada tenho jogado mais e isso tem contribuído muito para a minha evolução, continuo a ser chamado à selecção e são esses os meus objectivos.
Júlio Reis, treinador do SCC
Fizemos um grande jogo
Fizemos um grande jogo, o Guimarães tem excelentes jogadores, nós estivemos claramente superiores, tivemos muita qualidade no jogo, as opções do banco foram treinadas durante a semana. Não tivemos uma primeira fase muito boa, mas foi melhor que a do ano passado, vamos agora tentar ir a Guimarães, queremos ganhar lá um jogo para podermos decidir as coisas cá, conscientes que vai ser uma eliminatória muito competitiva. Temos uma equipa forte, quando está a funcionar podemos discutir o jogo com todas as equipas, temos treinado para isso. As situações de arbitragem há dificuldade em decidir, tem é que ser igual, a equipa reagiu bem e conseguimos ganhar o jogo.






























