Sporting Clube das Caldas apresentou 15 equipas e mais de 150 atletas no CCC

0
825
A foto e família com todas as equipas dos escalões de formação, mais a equipa sénior feminina de voleibol

Cerimónia decorreu no pequeno auditório do CCC e constituiu um momento agregador para criar laços de família nas diferentes modalidades

O Sporting Clube das Caldas apresentou na passada sexta-feira, no pequeno auditório do CCC, as suas equipas de basquetebol e voleibol para a nova época desportiva. A cerimónia reuniu dirigentes, atletas e familiares, num momento que foi sublinhado como de grande importância para valorizar o trabalho de formação e o envolvimento da comunidade.

A cerimónia, que o clube organizou pela primeira vez e à qual quer dar continuidade, demonstrou a vitalidade atual do clube, com um total de 15 equipas, das quais 10 no voleibol e cinco no basquetebol. No voleibol, além das equipas seniores masculina e feminina, o clube apresentou uma equipa mista de minis, todos os escalões jovens na variante feminina e ainda iniciados e juniores masculinos. No basquetebol, há três equipas masculinas e duas femininas. O clube marca, assim, uma forte participação feminina na prática desportiva, tendo mesmo mais raparigas do que rapazes a praticar estas duas modalidades, contribuindo assim para aquela que vai sendo apresentada como uma carência na juventude portuguesa, em que são mais os rapazes do que as raparigas a praticar desporto.

- publicidade -

O diretor desportivo do clube, Mário Pedro, destacou o significado desta apresentação conjunta, que abrange todas as modalidades, frisando que o clube conta atualmente com “pelo menos 150 atletas”. Para o dirigente, o momento tem um simbolismo especial. “É muito importante começar-se a fazer este tipo de iniciativas. É preciso dar um bocadinho de visibilidade aos atletas, mostrar aos pais que os atletas são importantes, e isso é muito importante também para o clube, para se criar uma família aqui no seio do Sporting Clube das Caldas”.

Também Fernando Rocha, presidente da Assembleia Geral do clube, aproveitou a ocasião para enaltecer o papel dos atletas. “Este é o grande capital do Sporting Clube das Caldas. É a vossa vontade, é a vossa disponibilidade, é a vossa garra”, afirmou, lembrando que o clube, com 105 anos de história, sempre se distinguiu pela dedicação às modalidades de pavilhão. “É um clube rico em atletas. São muitos e não estão aqui todos. É um clube que fomenta o desporto”, reforçou.

Apesar da vitalidade desportiva, Fernando Rocha não deixou de apontar desafios que se colocam para o futuro. “O Sporting Clube das Caldas tem uma fragilidade para um clube com 105 anos, que é o número de associados, que é curto. E acho que merecia muito mais associados”, referiu, apelando à adesão de novos sócios. “Tornem-se sócios, não pelo valor, mas pela vivência do clube. A massa crítica são os sócios e isso faz falta tanto ao Sporting Clube das Caldas como a qualquer clube”, acrescentou, revelando ainda que estão previstas obras no pavilhão que visam melhorar as condições de convivência entre atletas, pais e dirigentes.

O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vítor Marques, também marcou presença na sessão e sublinhou a importância do clube para a comunidade. “O Sporting das Caldas, ao longo destes 105 anos, habituou-nos a ter mais modalidades e com certeza que haverá oportunidades para voltar a ser mais eclético ainda, porque é importante”, afirmou. Para o autarca, o clube é sinónimo de dinamismo e vitalidade. “É um clube com muita alma, com muita juventude. Realmente é um orgulho muito grande, enquanto representante da autarquia, ver o Sporting Clube das Caldas com uma história tão bonita, com tanto contributo que deu à nossa comunidade e ao desporto nas Caldas da Rainha”.

A equipa sénior masculina de voleibol
- publicidade -