Voleibol: Sp. Caldas com oito reforços

0
634

Equipa foi apresentada no Centro de Artes. Objetivo passa por fazer melhor do que o 8º lugar da última época

O Sporting das Caldas apresentou a equipa sénior masculina, no final da tarde da passada sexta-feira, no jardim do Museu Leopoldo Almeida (no Centro de Artes). Há oito caras novas num grupo que combina jogadores locais com reforços de vários pontos do mundo e que procura unir o saber da experiência com a irreverência da juventude.
Dois dos reforços ainda não foram apresentados, mas João Simões e Pedro Jardim chegam do Nacional Ginástica e o argentino Xavier Vega do Clube K. O brasileiro Gustavo Mendes “Polegar” e o venezuelano Ronald Martinez também são reforços já apresentados, assim como Felipe Santos, ficando a faltar dois atletas iranianos, que, devido ao atraso na emissão de vistos, ainda não chegaram a Portugal. São eles Ehsan Ahmadi e Reza Beyk.
O capitão Ricardo Oliveira “Kiká” é um dos que se mantém, assim como o subcapitão, Paulo Pereira, mas também Carlos Libório, Miguel Ribeiro e Miguel Agapito, todos da região. Gonçalo Pacheco e Guilherme Eugénio são dois juniores que foram promovidos à equipa principal. Entre as continuidades no plantel conta-se ainda Mohamed Sabith.
Na equipa técnica, que volta a ser liderada por Frederico Casimiro, há uma novidade: Guilherme Maggessi no departamento de estatística. Outra novidade é a entrada do psicólogo Luís André para a equipa médica, que ainda não está completa. “Prevemos fazer cerca de 35 jogos esta época, mais a Taça de Portugal”, explicou Filipe Mateus, para justificar a necessidade de reforço da estrutura.
Na preparação para 2021/22, o Sp. Caldas já jogou duas vezes com o Benfica. Segue-se o Sporting, hoje, às 20h00 no Pavilhão Rainha D. Loenor) e no próximo domingo joga no João Rocha, para o Troféu Stromp). Uma semana depois, os caldense disputam o torneio de Espinho, com a equipa local, Sporting e Benfica, seguindo o torneio do CVL. O campeonato começa a 5 de outubro no Pavilhão Rainha D. Leonor, frente ao V. Guimarães já com público nas bancadas.
A parceria com o Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor irá manter-se, proporcionando a seis jovens daquela instituição a possibilidade de ajudarem na organização dos jogos, por exemplo, como apanha-bolas.
O clube está atualmente a aceitar a inscrição de atletas para os escalões de formação e irá procurar manter as equipas de veteranos. Nos planos está também a criação ou recuperação de modalidades como futsal, hóquei em patins e ténis de mesa. Pilates, zumba e thai chi são outras das ofertas que o clube pretende ter esta época.
Este ano, o Sp. Caldas aderiu aos projetos de Erasmus Desportivo, tendo sido convidado para cinco destas iniciativas, que envolvem vários países. Um dos projetos é croata, outro grego, um italiano e dois turcos.
Entretanto, a Gala do Centenário, que foi adiada devido ao contexto pandémico, tem agora nova data prevista: 22 de janeiro de 2022. “Esperemos que seja desta vez”, disse Filipe Mateus.
Na apresentação da equipa, o presidente aproveitou também para explicar que o Greenfood Festival vai ter a sua segunda edição entre 29 de outubro e 14 de novembro. Nesta segunda edição, o âmbito do evento foi também alargado às bebidas, tornando-se o Greenfood and Drinks Festival. ■

- publicidade -