Depois de ter conseguido um apuramento inédito para a Fase Final do Campeonato Nacional de Sevens no escalão Sub-18, feito alcançado no Torneio de Apuramento realizado a 28 de Maio em Caldas da Rainha, o Caldas Rugby Clube disputou, no dia 5 de Junho, a Fase Final da competição, em Coimbra. Sorteado no Grupo B, os Pelicanos abriram o campeonato defrontando a equipa que se veio a revelar a sensação desta fase final, o R.C. da Bairrada, que se apresentou com uma equipa muito adulta, fortíssima no capítulo físico, disciplinada e com uma grande attitude competitiva. Esta postura surpreendeu o Caldas que perdia ao intervalo por 5 pontos a 0. Logo no reatamento o Bairrada voltou a marcar, elevando para 10 a 0. A partir daí, soltando-se e impondo um jogo de maior valia técnica, os Pelicanos deram a volta ao marcador, acabando por triunfar por 17 a 10, fruto de ensaios do Sub-16 Duarte Jasmins (1) e Tomas Jacinto (2), um dos quais convertido pelo capitão Tommy Lamboglia.
No segundo jogo do grupo, frente ao supostamente favorito C.D.U.P., o Caldas entrou receoso e viu-se a perder por 7 a 0 logo no início. Equilibrando o jogo, os Pelicanos empataram no final da primeira parte, ensaio de Filipe Gil, bem convertido por Tommy Lamboglia. Entrou mais forte o C.D.U.P. na segunda parte e, aproveitando uma série de erros defensivos e atacantes da equipa do Oeste, marcaram 3 ensaios, um dos quais convertidos. Resultado final: C.D.U.P. 24–7 C.R.C. No terceiro jogo do grupo verificou-se a grande surpresa do campeonato, com a vitória do Bairrada sobre o C.D.U.P. por 22 pontos contra 7. A atitude e humildade dos Bairradinos triunfaram sobre alguma sobranceria dos Universitários do Porto.
Com as três equipas empatadas (1 vitória e 1 derrota para cada) prevaleceu o critério de desempate, saldo entre pontos marcados e sofridos, e daí resultou o 1º lugar do grupo para o Bairrada e o 3º lugar para o Caldas RC. Relegados, assim, para a disputa do 7º ao 9º lugar, os Pelicanos enfrentaram os dois jogos desta série com total disponibilidade e atitude vencedora. Contra a forte equipa do C.R.A.V. fizeram uma exibição de muito boa qualidade, entrando fortíssimos e triunfando por claros 28 pontos a 12 (com 21 ao intervalo). Ensaios de Tomas Jacinto (3) e Daniel Fernandes (1) todos transformados por Tommy Lamboglia.
No ultimo jogo, contra a também forte equipa do Montemor, os Caldenses demonstraram algum desgaste físico (a equipa apresentou-se com apenas 10 jogadores, 2 faltas por motivos familiares e o forte calor que se fez sentir fizeram mossa). Cientes deste facto jogaram em controlo e posse de bola, chegando ao intervalo a vencer por 7 a 0, fruto de ensaio de Mateus Neves e transformação do capitão Tommy Lamboglia.
































