Santos, Monteiro & Cia é a única na região que foi PME nas 14 edições

0
479

Empresa caldense é líder no número de distinções. Este ano entram na listagem estreantes de “peso”

Na região Oeste há apenas uma empresa que foi distinguida como PME Excelência todos os anos desde a criação do galardão, em 2009. Falamos da caldense Santos, Monteiro & Cia, Lda., que é um caso único.
A firma, que foi fundada em 1967 por António da Silva Monteiro e que se dedica ao comércio e transformação de tapetes e carpetes foi uma das 376 empresas distinguidas nessa primeira edição, há 15 anos. Nessa ocasião haviam apenas 33 empresas do distrito de Leiria na listagem e, daí para cá, a firma caldense tem vindo a “acumular” galardões todos os anos.
Em 14 edições já foram entregues 461 selos de PME Excelência no Oeste, que foram distribuídos por um total de mais de 150 empresas.
E se, na região, a Santos, Monteiro & Cia. Lda, é um caso único, é curioso perceber que a principal “ameaça” ao seu lugar é de uma empresa… caldense. Falamos da Calrai – Serviços de Restauração, Unipessoal, Lda., empresa que gere a operação dos restaurantes da cadeia de fast food norte americana McDonald’s nas Caldas da Rainha e na Nazaré, que conta no seu portfolio com um total de 11 distinções (está, portanto, a apenas três da líder).
A fechar o pódio, com uma dezena de galardões, encontramos a Transportes Val de Vez, Lda., que tem sede no Sobral do Monte Agraço.
Seguem-se nesta listagem a Embalpom, SA (que se dedica ao comércio de embalagens e cujas instalações se localizam na zona industrial de Óbidos, nas Gaeiras) e a MTV – Indústria e Comércio de Marroquinarias e Acessórios de Vestuário, Lda., cada uma com nove selos de PME Excelência.
Com distinções em oito edições encontramos a Pé da Planta – Produção e Comercialização de Produtos Agrícolas, Lda., da Lourinhã, à frente de um grupo de seis empresas que atingiram este estatuto por sete vezes ao longo dos anos. São elas a Carbono 21, Lda. (de Óbidos), a Destinos – Arte Cerâmica, SA e a RH – Vendas por Catálogo, Lda. (ambas de Alcobaça), a Frutos do Mar de Augusto Filipe Ribeiro da Fonseca, Lda. (da Lourinhã), e ainda duas empresas do concelho de Torres Vedras. São elas a Fepal – Fabrico Embalagens e Paletes, Lda. e a Restarena Lda., que tem mais de 15 anos de existência e explora o restaurante McDonald’s.
Este ano regista-se também a entrada de alguns estreantes de “peso” na região. Falamos, por exemplo, da centenária TS – Thomaz dos Santos, SA (que desenvolve o seu trabalho na área do comércio de materiais para construção e produtos siderurgícos), mas também da AJ Soluções, Unipessoal, Lda. (o braço tecnológico do grupo Auto-Júlio), da Habit – Armos – Construção Imobiliária Lda., da Visão Pioneira, Lda. (que detém a Fábrica dos Óculos), ou da Marques & Baptista, Lda. (que explora O Litro), todas elas sedeadas no concelho das Caldas da Rainha.
Outra empresa que atingiu este ano pela primeira vez o estatuto de PME Excelência foi a Benecar – Automóveis, SA, da Benedita (Alcobaça). Fundada em 1991, a Benecar trabalha na compra, venda, reparação, aluguer e representação de veículos e é uma referência no seu setor.
A Inovation Makers – Serviços de Consultoria em INovação, Lda., que está sedeada no Parque Tecnológico de Óbidos e que tem 14 anos, a Pneugreen II – Pavimentos, Lda. (que desde cria pavimentos com borracha reciclada), e a Suitable – Serviços, Lda., que foi fundada em 2016 e se dedica à restauração, todas estas sedeadas no concelho de Óbidos, também atingiram este ano, pela primeira vez, o estatuto da excelência.
A bombarralense Vepelibérica – Indústria e Comércio de Materiais de Construção Civil, Lda., também recebeu este ano pela primeira vez o selo.
Nesta listagem encontramos ainda sete firmas que receberam o selo de PME Excelência por seis vezes. Com cinco distinções encontramos 14 empresas e houve 12 empresas que nestes 14 anos obtiveram quatro galardões.
Da lista de empresas da região que já receberam o selo é possível perceber que há 33 que conseguiram atingir este estatuto por três vezes, 18 firmas foram distinguidas em duas edições e há, ainda, 63 empresas oestinas que só receberam o selo uma vez (onde se incluem as estreantes deste ano). ■

- publicidade -