Quatro olímpicos são atletas da região

0
552

Dos 93 atletas que compõem a missão olímpica para os Jogos Rio 2016, quatro têm ligação à região. Telma Santos e João Silva repetem a experiência vivida em Londres 2012, João Pereira e Victoria Kaminskaya vão estrear-se nas olimpíadas que se iniciam  hoje.

A primeira a entrar em acção, e logo no primeiro dia de provas, é a nadadora Victoria Kaminskaya. Apesar de não ter nascido na região, é uma oestina adoptada. Ainda muito jovem foi residir com os pais para Peniche, onde começou a dar as primeiras braçadas. Mas foi ao serviço dos Pimpões que se começou a destacar e conseguir bons resultados que a levaram às selecções nacionais. Apesar de já não competir pelo clube caldense, mantém-se a relação com as Caldas através do treinador Rodrigo Batista.
A nadadora portuguesa estreia-se a 6 de Agosto na prova de 400m estilos, numa prova marcada para as 18h14, hora portuguesa. Caso se apure para a final, volta a competir no mesmo dia. Victoria Kaminskaya volta à acção no dia 8 de Agosto na prova de 200m estilos, agendada para as 17h56. Caso se apure, a meia-final é no mesmo dia e a final no dia seguinte.
A segunda a entrar em competição é a penichense Telma Santos, que vai participar nas suas segundas olímpiadas, depois de em Londres, há quatro anos atrás, se ter tornado a primeira portuguesa a vencer uma partida de badminton no torneio olímpico.
A badmintista que também tem ligações às Caldas, onde trabalha, chega à competição como a 66ª melhor do mundo, sete lugares à frente da posição que ocupava em 2012. No seu grupo vai defrontar  a chinesa Xuerui Li, que é número três do mundo e terceira cabeça-de-série, a norte-americana Iris Wang, 34ª do mundo, e a belga Liane Tan, 62ª do mundo. Telma Santos tem o primeiro jogo a 11 de Agosto, pelas 20h15, volta a jogar no já no dia 13 pelas 01h00 (que será ainda dia 12 no Brasil) e termina a primeira fase a 14 de Agosto, num encontro a realizar-se pelas 16h10.
A presença dos atletas do Oeste completa-se com as presenças de João Pereira, natural das Caldas da Rainha, e do beneditense João Silva na prova do triatlo, que tem lugar a 18 de Agosto, pelas 15h00 portuguesas. Esta é uma prova única, que põe frente a frente aqueles que serão os 50 melhores triatletas do mundo. Tanto João Silva como João Pereira têm habituado os portugueses a boas prestações e não está de parte que um deles, ou mesmo os dois, possam trazer medalhas, ou pelo menos diplomas, na bagagem. João Silva também esteve presente nos Jogos de Londres, onde conseguiu o nono lugar.
Antes da partida para o Brasil, os triatletas vão passar por Óbidos, onde vão realizar um estágio de preparação entre 8 e 14 de Agosto.

- publicidade -