Frederico Silva garantiu, com a presença nos quartos-de-final do torneio Nur-Sultan 2, em Astana, Cazaquistão, a melhor classificação de sempre no ranking ATP, com a ascensão ao lugar 173.
O caldense escalou seis lugares e bateu a melhor classificação que tinha no ranking (174º), que datava de novembro de 2019.
Kiko avançou na prova ao bater na primeira ronda o russo Mikhail Kushkushkin, então 90 ATP e que chegou a estar no top 40 mundial, e depois o indiano Ramkumar Ramanathan, 202 ATP, ambos em dois sets. Na terceira ronda, o esquerdino de 25 anos não conseguiu repetir a façanha da semana anterior, bater o austríaco Sebastian Ofner, num encontro decidido em três sets (7-62, 4-6 e 7-5), numa maratona de duas horas e meia.
O tenista seguiu de imediato para solo gaulês, para o qualifying do ATP250 de Marselha, mas não conseguiu ultrapassar o antigo 39ATP Matthew Ebden, da Austrália, num encontro de três horas e dois tiebreaks, no qual venceu o primeiro set.
Numa semana desgastante o caldense
foi afastado em dois torneios com partidas com mais
de duas horas
e meia
Miguel Gomes brilha no Brasil
Também em destaque no fim de semana passado esteve o nazareno Miguel Gomes, tenista de 17 anos que representa o Clube Ténis de Alcobaça, ao atingir a final do Banana Bowl, um dos mais reputados torneios internacionais para o escalão de juniores.
O atleta, que no ano passado conquistou três títulos ITF (dois no Porto e um em Vale do Lobo), iniciou o ano com um tour pela América do Sul com um torneio no Equador, outro no Paraguai e outro no Brasil para preparar esta prova, teve um desempenho de alto nível, chegando ao quadro principal através do qualifying, deixando no caminho até à final sete adversários, entre eles o número 1 brasileiro Pedro Boscardin Dias, numa meia-final na qual teve que anular um match point no super tiebreak.

Na final, o tenista nazareno defrontou o chinês Juncheng Shang, 5º do ranking mundial de sub-18. Miguel Gomes perdeu em dois sets (2-6 e 6-74), mas obrigou o chinês a tiebreak no set decisivo.
Miguel Gomes foi apenas o terceiro português a chegar à final do reputado torneio disputado em Criciúma, no estado de Santa Catarina, depois de João Cunha e Silva e Frederico Gil terem sido igualmente vice-campeões do torneio.
O resultado permitiu a Miguel Gomes escalar 40 lugares no ranking ITF, colocando-se em 27º, a melhor de um português desde 2017. O tenista nazareno segue agora para três torneios em Espanha e prepara a participação nos Grand Slam de juniores, cuja entrada tem já garantida. ■





























