Ítalo Ferreira tem estado em destaque na prova masculina
O MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do Campeonato do Mundo de Surf, está a decorrer em Supertubos, Peniche e o brasileiro Ítalo Ferreira, líder do mundial, não tem deixado os créditos em mãos alheias, sendo o surfista em destaque até ao momento. Foram disputados os primeiros quatro dias de competição até à interrupção provocada pela tempestade Martinho, prevendo-se o regresso à água esta sexta-feira.
A prova, que reúne os melhores surfistas do mundo, ficou marcada pelo forte swell que atingiu a costa portuguesa no início da semana e que proporcionou condições desafiantes, mas propícias a grandes performances.
A terça-feira foi o dia mais curto de prova, tendo-se realizado apenas a terceira ronda masculina que ditou os 16 surfistas apurados para os oitavos de final.
O destaque do dia foi para Ítalo Ferreira, que fez a melhor onda do evento até ao momento. O brasileiro conseguiu uma nota de 8,17 pontos (em 10 possíveis), combinando dois aéreos numa única onda. “Há muitas oportunidades e, na posição certa, consegues apanhar boas ondas. Mas está difícil finalizar, tive alguns ‘wipeouts’, mas felizmente consegui um bom score no momento certo”, afirmou o brasileiro.
Se Ítalo conseguiu a melhor onda, Marco Mignot foi o surfista com a melhor pontuação total do dia. O francês somou 14,43 pontos em 20 possíveis, destacando-se num heat muito disputado contra Griffin Colapinto, duas vezes vencedor desta etapa (2022 e 2023), que acabou eliminado. Mignot impressionou o público ao arriscar um aéreo bem executado, garantindo uma nota de 8 pontos. “Não sabia se devia arriscar o aéreo, mas aterrei bem e foi incrível”, comentou o francês, que compete pelo seu país natal, mas vive no México.
A lista dos 16 surfistas que seguem para os oitavos de final inclui alguns dos principais candidatos ao título mundial, como Jack Robinson, Yago Dora, Ethan Ewing, Filipe Toledo, Kanoa Igarashi, Leonardo Fioravanti e Barron Mamiya, além dos já referidos Ítalo Ferreira e Marco Mignot.
Na competição feminina estão já definidas as meias-finais, sem a líder do mundial, Caitlin Simmers, mas com Caroline Marks (vencedora da etapa de Peniche em 2019), Molly Picklum, Erin Brooks e Gabriela Bryan.
































