Estrela da UAE Emirates não esteve presente mas deixou mensagem aos jovens ciclistas
A freguesia de A-dos-Francos viveu no domingo uma grande festa dedicada ao ciclismo, com a realização do 3.º Prémio João Almeida. A iniciativa juntou homenagem, competição e incentivo à formação, reunindo cerca de 400 jovens atletas de equipas vindas de norte a sul do país e trazendo à terra natal do ciclista um dia de intensa animação.
Para Ana Patrícia Gonçalves, mãe de João Almeida, “é sempre bom lembrar o João e é bom também para a nossa freguesia e para fazer crescer o ciclismo”. Apesar de João Almeida não poder estar presente, por estar a preparar a volta à Espanha, a família garante que a estrela da UAE Emirates esteve “de espírito e de coração” no evento. “É um orgulho muito grande saber que, neste momento, o João é uma referência para as crianças, e para alguns adultos ele é uma inspiração”, realça.
A prova decorreu ao longo de todo um escaldante dia de domingo. Com os mais novos a serem os primeiros a ir para a estrada e os mais velhos (até aos Sub23) a fecharem a competições.
No escalão de escolas, na equipa do Caldas EcoSprint E. Leclerc destaque para o segundo lugar de Eduardo Sousa, nos Sub-11, escalão no qual Afonso Lima foi 11.º e Santiago Ferreira 21.º. Matilde Lima foi 10.ª da classificação feminina. Nos Sub-9, Lourenço Sobreiro foi 35.º. Nos Sub-13, Tomás Matias e André Mateus foram 20.º e 25.º, enquanto nos Sub-15 Rodrigo Noronha e Artur Mateus foram 31.º e 33.º, Gabriel Louro foi 42.º. Letícia Matias foi 8.ª nos Sub-15 femininos.
Nos Sub-17, cadetes, Laura Simões foi terceira da prova feminina, enquanto na prova masculina, com seis ciclistas em prova Tomás Costa, em 5.º, foi o melhor corredor dos caldenses, com Rodrigo Pires e Leonardo Leandro em 8.º e 9.º. Por equipas, os caldenses ficaram em 4.º lugar.
Presente esteve também a novel equipa dos Pimpões, que conseguiu alguns bons resultados. Lara Henriques foi a vencedora feminina nos Sub-7, enquanto Maria Caramujo foi 4.ª nos Sub-11 e Alice Corado 5.ª nos Sub-9. Nos Sub-13, Micael Leandro foi ao pódio no terceiro lugar, enquanto Rafael Pinto foi 6.ª e Santiago Corado 12.º. Nos Sub-15, Manuel Tonelo foi 14.º e Manuel Corado 25.º.
Na classificação por equipas, no escalão de escolas, a vitória foi para o CE Gonçalves/ Penacova/ Azeitonense, com o Alcobaça CC em segundo e os Pimpões em terceiro. O Caldas EcoSprint ficou no quinto posto.
O presidente da Junta de Freguesia de A-dos-Francos, Paulo Sousa, sublinha que o prémio é “um grande dia para a freguesia, por tudo que envolve”. Contando famílias e amigos, o autarca acredita que a prova multiplique em acompanhantes o número de atletas por “quatro ou cinco”, com impacto positivo também na economia local.
Paulo Sousa lamenta que o calendário não tenha permitido a João Almeida estar presente, mas salientou que o ciclista enviou ainda um vídeo aos participantes, incentivando-os a continuar no ciclismo”.
Para José Pedro Fernandes, treinador do Caldas EcoSprint E. Leclerc, este prémio é “uma homenagem ao grande ciclista” que se tornou João Almeida e uma forma de manter viva a ligação a quem “começou connosco” e hoje é “um dos melhores atletas do mundo”. A prova, diz, é especial para os mais novos, embora reconheça que é preciso “trabalhar um bocadinho mais nas escolas” para manter jovens nos escalões de 15 a 17 anos.
O presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques, destacou o “trabalho fantástico” desenvolvido pela associação organizadora e frisou que trazer uma prova com esta dimensão para a terra natal de João Almeida “tem um significado especial” e é “um grande orgulho” para o concelho.
Do lado dos Pimpões, o responsável pelo ciclismo, Rodrigo Corado, recorda que João Almeida é “uma referência mundial” e que esta é “a prova de referência” para os jovens. A escola dos Pimpões começou atividade este ano e conta já com 15 atletas entre os 5 e os 14 anos, além de ter participado em 22 provas pelo país. Sobre o dia, assinalou a dureza da prova, com “muito calor” e subidas exigentes, mas também a satisfação de ver todos os jovens a terminar “sem quedas” e a “desfrutar da bicicleta”.

O final da corrida de cadetes, que foi dominada por um quarteto em fuga































