Portugal vence Roménia nas Caldas e lidera grupo

0
1027
Os “Lobos” festejam um ensaio perante uma Roménia que não resistiu ao poder da equipa das quinas

Partida teve ambiente fantástico nas bancadas do Complexo Desportivo. A vitória lusa tornou a jornada nas Caldas histórica para o rugby nacional

Portugal venceu a Roménia, por 22-11, na 2ª jornada do Rugby Europe Championship, a chamada 2ª Divisão europeia de selecções, num encontro realizado no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, no passado sábado, e que atraiu muito público ao recinto, apesar da transmissão televisiva.
Esta foi apenas a quarta vitória da equipa das quinas em 25 confrontos com os romenos, num encontro que teve como figura central o ponta Dany Antunes, que marcou 17 dos 22 pontos dos “Lobos”, com dois ensaios transformados e uma penalidade. Tadjer Barbosa apontou o terceiro ensaio nacional.
Perante uma Roménia que impressiona pela estampa física, a turma de Patrice Lagisquet entrou a perder com duas penalidades convertidas nos primeiros minutos. Mas a Selecção Nacional respondeu com boa organização estratégica, entrega ao jogo e na velocidade e técnica nas saídas em ataque.
Os “Lobos” operaram a reviravolta no marcador e, mesmo com períodos de pressão acentuada dos visitantes, só permitiram um ensaio quando os portugueses estavam reduzidos a 14 jogadores e o encontro já estava resolvido.
Nas bancadas, o encontro teve um bonito colorido, com muita juventude e entre a falange portuguesa e uma comitiva romena muito animada, numa tarde de divulgação para a modalidade.

FEDERAÇÃO TECE ELOGIOS AO PÚBLICO

- publicidade -

Carlos Amado, presidente da Federação Portuguesa de Rugby, disse à Gazeta das Caldas que esta foi uma vitória muito importante, contra uma formação de nível mundial.
“Caldas da Rainha tem sido um talismã para nós, temos ganho sempre aqui e isso não é alheio à forma como aqui somos acolhidos”, observou o dirigente no final da partida.
O líder da federação elogiou a organização do Caldas RC e da autarquia, que incluiu uma demonstração de rugby de escalões jovens no intervalo.
Carlos Amado abriu ainda a porta à realização de mais jogos internacionais nas Caldas, embora não no imediato. “Nas boas horas e nas más Caldas da Rainha tem estado connosco e esta parceria é para continuar”, sublinhou.
Eduardo Pecegueiro, presidente do Caldas RC, considerou esta mais uma jornada de grande promoção para a modalidade nas Caldas da Rainha, depois de várias semanas de preparação na organização do evento.

Caldas é talismã para a Selecção
A Selecção Nacional está a atravessar uma fase positiva, com duas vitórias consecutivas no Europe Championship e Caldas das Rainha confirmou ser um talismã para a equipa das quinas, que, na história, apenas contabilizava três triunfos sobre a Roménia. Em Março de 2019, Portugal registou nas Caldas a vitória mais dilatada de sempre em jogos internacionais, ao vencer a República Checa, por 93-0, em jogo da 4ª jornada do Rugby Europe Trophy. No final da época, os “Lobos” viriam a assegurar a subida de divisão.
- publicidade -