O Campeonato Mundial de Kayaksurf decorreu de 29 de Junho a 5 de Julho na praia de Pantin (Galiza, Espanha). Portugal fez-se representar com oito atletas, três dos quais caldenses (Ricardo Ribeiro, Rui Ribeiro e Henrique Frazão) oriundos do Clube Kayak Polo Barra, Clube Infante de Montemor, Clube do Mar Costa do Sol, Clube Académica Lusófona e Peniche Surfing Clube. Foi a primeira vez que o nosso país se fez representar com um equipa no mais alto evento do Kayaksurf mundial.
No total das equipas em competição, ficámos, juntamente com a Escócia, no oitavo lugar. Esta classificação foi penalizada porque a nossa equipa não se fez representar com as classes júnior e femininos – logo aí, entrámos em nítida desvantagem. Se retirássemos estas duas categorias, estaríamos num magnífico quinto lugar. Mas as classificações não são tudo. O mais importante de toda a nossa participação na festa do kayaksurf mundial, foi a confirmação de uma equipa nacional e a excelente imagem que deixámos em Espanha.
A simpatia e habitual animação dos nossos atletas não deixou ninguém indiferente. O próximo evento onde Portugal se fará representar, será em Donostia, País Basco, para a Taça Ibérica de Kayaksurf e Waveski.
Henrique Frazão






























